FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA A POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO E GESTÃO À SAÚDE

10 votos

Roraima realizou nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2012 o primeiro módulo do Curso de Formação de Formadores para a Politica Nacional de Humanização.
O curso aconteceu em um trabalho conjunto entre Ministério da Saúde, Coordenação Estadual e Municipal de Humanização e Escola Técnica do SUS-ETSUS articulados através de um GRUPO CONDUTOR formado pela assessoria estadual de humanização, assessoria de humanização do município de Boa Vista, coordenação de humanização do município de Caracaraí, direção geral da Escola Técnica do SUS e consultores do Ministério da Saúde.
Participaram do curso 40 formadores, de diversas unidades e serviços do estado e dos munícipios, que atuarão como formadores de apoiadores para a PNH, fortalecendo as ações, princípios, diretrizes e dispositivos da PNH, com o objetivo de promover mudanças nos serviços, nos sujeitos que os compões e em si próprios, humanizar, intervir e alterar as práticas nos serviços, modo de gestão e a tenção à saúde.
O Primeiro Módulo do curso contou com a brilhante participação de: Carlos Rivorêdo, que ministrou os temas: Politicas Públicas/Modelos de Organização dos serviços de Saúde; e Construção e modos de operar no SUS. Maria Claudia Matias, que falou sobre Politica Nacional de Humanização/Formação e Intervenção; Cecilia Marques, abordando as temáticas: Apoio Integrado; Planejamento, Monitoramento e Avaliação.  
O grupo condutor do curso agradece especialmente o apoio do consultor Jamison Nascimento, que esteve presente em todo o processo de preparação e realização do curso, e os consultores Alexsandra, Cecilia, Carlos e Claudia, que também foram fundamentais para o sucesso deste primeiro módulo.