Um pouco sobre a historia do conceito de saúde e sobre seu conceito na atualidade

11 votos

Na atualidade, entende-se por saúde, a o estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças. Tal conceito é reconhecido tanto pela Organização das Nações Unidas quanto pela Organização Mundial da Saúde.
Para chegar ao atual consenso sobre saúde, foram necessários vários séculos de experiências e atitudes baseadas em crendices muitas que vezes resultavam muitas vezes em desastres contra a dignidade dos sujeitos. Hipócrates em seu texto denominado “A doença sagrada” diz: “A doença chamada sagrada não é, em minha opinião, mais divina ou mais sagrada que qualquer outra doença; tem uma causa natural e sua origem supostamente divina reflete a ignorância humana”.  Tal citação confirma-se por exemplo, nos casos de lepra na Europa medieval, onde a lepra como uma doença contagiosa, e que necessitava de um certo contato corporal, ou seja, aos olhos do cristianismo, era também considerada uma doença pecaminosa, sendo assim os leprosos eram encaminhados ao leprosário, que na realidade era um depósito de doentes, pois não iam somente os leprosos, mas sim  varias pessoas com as mais variadas doenças.
Ao assistir ao documentário Sicko: SOS Saúde pude perceber que existe uma notável falta de consideração com a saúde do próximo e consequentemente com a dignidade do sujeito. Saúde à venda, como se fosse um simples souvenir, negligencia nos planos de saúde conforme suas “coberturas”. Infelizmente estas situações vergonhosas não ocorrem somente fora do Brasil, aqui, no país com um dos sistemas de saúde mais bem planejados e eficientes do mundo, ainda ocorre à utilização de planos de saúde privados, nos quais, o zelo e o respeito à dignidade humana limitam-se a quantia de dinheiro que o paciente tem no bolso.
Enfim, o conceito de saúde reconhecido pela ONU e pela OMS realmente consiga ser efetivado, é necessário que não somente os currículos atuais das diversas disciplinas da área da saúde devam ser mudados, mas também é necessário que exista uma conscientização dos profissionais atuantes, tanto no âmbito publico quanto privado.

“Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente”.
Jiddu Krishnamurti