Semana de Doação de Órgãos: um incentivo à vida e à solidariedade…

10 votos

Atividades no Hospital Universitário da UFMA ocorrem entre os dias 27 e 29 de Setembro.

Nesta semana, de 23 a 29 de Setembro, diversas cidades do Brasil se reúnem em uma grande campanha de conscientização pela doação de órgãos, um ato simples, que depende da vontade expressada pelo próprio doador, mas que ainda é permeado por mitos e dúvidas. Com isso, a XIV Semana Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos tem como foco levar esclarecimentos à população e elevar o número de doadores através do tema “Doação de Órgãos: abrace essa ideia”.

Segundo dados da Central de Transplantes do Maranhão a fila de espera para transplantes de córnea tem cerca de mil pacientes, enquanto a espera para transplante renal tem 435 pacientes. No Maranhão, o transplante de rim é realizado apenas no Hospital Universitário e o de córnea, além do HU, também é feito na Clínica Ocular e no Centro de Olhos São Francisco. Além de rins e córneas, o HUUFMA também já é autorizado a realizar transplantes de coração.

Quanto às cirurgias, os dados da Central de Transplante revelam um total de 763 córneas transplantadas, sendo 119 em 2011 e 126 até agosto de 2012. Por outro lado, o transplante renal registra 373 transplantados ao longo dos anos, com 44 pacientes no ano de 2011 e outros 19 até agosto deste ano.

A enfermeira Silvana Oliveira, coordenadora da Central de Transplantes do Maranhão, ressalta a importância do intercâmbio com as centrais dos outros estados para alcançar esses números: “Se analisarmos a quantidade de córneas vemos que, dos 126 órgãos transplantados, mais de 80% (113) vieram de outros estados. Se não houvesse esse intercâmbio entre as centrais, teríamos uma situação ainda mais difícil”, explica.

Um exemplo desta situação pode ser percebido nos registros referentes ao mês de Agosto/2012, em que das 41 córneas transplantadas apenas uma (01) teve origem na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Estado do Maranhão – CNCDO/MA, com as demais vindo de outros estados do Brasil.

Com o intuito de sensibilizar a sociedade e propor uma reflexão acerca da doação de órgãos, a Central de Transplantes realiza entre os dias 27 e 29 de Setembro uma campanha com atividades variadas, reunindo informação, ação educativa e também momentos de agradecimentos. Confira a programação:

 

27/09 – QUINTA-FEIRA

Atividade: Ação Educativa com distribuição de folhetos, avaliação de saúde (aferição de pressão arterial, glicemia, índice de massa corpórea e avaliação física) e informações sobre a importância da doação de órgãos.

Horário: 10h às 20h

Local: Shopping Rio Anil

28/09 – SEXTA-FEIRA

Atividade: Ação nas escolas com palestras educativas e distribuição de folders.

Horário: manhã, tarde e noite.

Locais: Escola Ana Neri / Faculdade Florence

Atividade: Celebração de agradecimento.

Horário: 16h

Local: Hospital Universitário Presidente Dutra – Marcação de Consultas

29/09 – SÁBADO

Atividade: Caminhada e apitaço na Rua Grande – Centro.

Horário: 08h30

Local: Rua Grande (Concentração em frente ao Palacete Gentil Braga) 

 

Fonte: ASCOM/ HUUFMA