Responsabilidades e Conflito com as Leis – Diálogos Interdisciplinares

16 votos

 

 

 

 

 

Os Núcleos de Estudo e Pesquisa "Lógicas Institucionais e Coletivas", "Psicanálise e Política", da PUC – SP e "Psicanálise e Sociedade", do Instituto de Psicologia da USP promovem o colóquio sobre o tema da responsabilidade ou responsabilização dos jovens em conflito com as leis.

Uma conferência e duas mesas redondas vão compor os debates. A abertura será feita pelas professoras Maria Cristina Vicentim e Mírian Debieux Rosa, coordenadoras do NUPLIC e NUPSIPO.

Cristina Rauter, professora da Universidade Federal Fluminense, fará a conferência "Responsabilidades, adolescência e violência: reflexões a partir da filosofia de SPINOZA".

 

A obra de Spinoza tem sido contemporâneamente visitada por muitos em virtude da potência que a sua mirada filosófica traz para o pensamento sobre a saúde e a vida. Nossa rede e o movimento HUMANIZASUS a têm em grande apreço e volta e meia nos inspiramos em suas construções para fazer reverberar suas idéias.

 

A mesa redonda da tarde estará a cargo de Andréa Campos Guerra ( UFMG ), Débora Matoso Costa ( Rede do Projeto Catu/ TJMG ) e Flávio Frassetto ( Defensor Público e professor de mestrado da UNIBAN ).

A mesa da noite fecha o colóquio com Luiz Fuganti ( Escola Nômade ) e Oswaldo Duek Marques ( Direito Penal da PUC – SP e procurador de justiça aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo ). Com chave de ouro, diga-se de passagem: "Responsabilidades e conflitos com as leis: elementos para problematizar a punição".

 

O vídeo no início deste texto traz Fuganti falando sobre o mesmo tema no Colóquio sobre Foucault. Uma "palhinha" do que virá neste outro colóquio.

 

Iza Sardenberg