PNH e Saúde Mental no Médio Vale do Itajaí

12 votos

A Câmara Técnica de Saúde Mental do Médio Vale do Itajaí reuniu-se hoje em Blumenau para construir  coletivamente entre os representantes dos serviços de saúde mental da região e Gerência Regional de Saúde a proposta inicial da Mostra Estadual de Saúde Mental.
Este projeto tem fortalecido ainda mais a transversalização da Política Nacional de Humanização e a Saúde Mental por aqui.

Para consolidar o projeto o grupo se unirá em parceria com as associações de usuários de serviços de saúde mental, universidade, tanto sobre os temas técnicos que envolvem o evento como na sua contrução propriamente dita.

Como proposta para uma programação inicial temos:
 Café com loucura: oficina de culinária com usuários de CAPS, rádio comunitária, grupo de teatro  e coral de usuários dos serviços de saúde mental.
Roda de conversa sobre experiência da Mostra de Volta pra casa e a experiência do pessoal da comunicação da FURB sobre a preparação desta própria Mostra.
Mesa Redonda sobre a Abordagem Terapêutica com um olhar multidiscipinar : psiquiatra, psicólogo, terapêuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, usuários (associação de usuários), estudantes da área da saúde, liga de saúde coletiva, médico generalista.
 Workshop de trabalhos que são realizados com os usuários sendo vivenciado pelo público em geral.
 Visita de escolas da região, bem como profissionais de saúde e usuários para a exposição.
 Exposição do histórico da saúde mental em SC e no Médio Vale.
 Fotos e filmes dos trabalhos realizados.
 Depoimentos de usuários.
 Painel em branco, construido ao longo da mostra pelos visitantes que se tornará itinerante nos serviços da região, bem como escolas e na universidade.
 
Por enquanto é isso em breve mais novidades.

Patrícia S. C. Silva

Blumenau SC