Oficina de Sensibilização HUMANIZASUS PARÁ

11 votos

A partir da próxima quinta-feira (07), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Humanização promove a Oficina de Sensibilização Humanizasus/PA.

O evento, que traz o tema: "Sensibilizar para Cuidar", é parte integrante do Plano de Formação da Política Nacional de Humanização – PNH na Região Norte, e visa a identificação e formação de trabalhadores para atuarem como apoiadores e multiplicadores da PNH nesta região.

A oficina reunirá profissionais de saúde e técnicos da diretoria técnica da SESPA; da coordenação estadual de Humanização; dos hospitais regionais; hospitais universitários; hospitais de referência: Ophir Loyola, Hospital das Clínicas e Fundação Santa Casa; Fundação Hemopa; secretarias municipais de saúde; usuários e representantes de redes sociais. O trabalho durante a oficina será conduzido pelas consultoras do Ministério da Saúde, Cláudia Abbes e Esther Vilela.

Essas são as últimas oficinas da primeira fase do PNH da Região Norte, as duas anteriores aconteceram nos meses de maio e junho. Esta primeira fase visa sensibilizar os trabalhadores para a compreensão do plano como política de saúde pública.

Dentre os assuntos que serão abordados, está o conceito de humanização dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde, a humanização como forma de melhorar a qualidade de atenção e gestão na saúde pública, a humanização do pré-natal e o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar.

Para a coordenação estadual de humanização, o evento é numa oportunidade para reflexão e discussão dos avanços e desafios da PNH no Estado do Pará, através do envolvimento dos protagonistas desse processo: profissionais de saúde, gestores e usuários.

A oficina acontece no auditório da Escola de Governo, nos dias 7 e 8 de Agosto, das 8 horas da manhã às 6 da tarde.