REUNIÃO DO COLETIVO MG/ REGIONAL SUDESTE III

10 votos

Aconteceu em Belo Horizonte, no dia 14/08/2008, Reunião do Coletivo MG da PNH/ Sudeste III, no Núcleo do Ministério da Saúde, situado à Rua Espírito Santo, 500, Centro.

Contamos com a participação do Coordenador Nacional Dário Pasche, do Apoiador em Planejamento e Avaliação Serafim Santos, além das Consultoras Vera Figueiredo e Sõnia Lansk; e da Coordenadora Regional Ana Rita Trajano

 

Ressaltamos dois temas prioritários abordados, tão cuidadosamente sintetizados por Serafim:

 

 1) Algumas considerações/direções para a reorganização do Coletivo MG:

 

§         Lembrar que essa reorganização deve estar embasada em um plano de ação contemplando as ações e estratégias de articulações para superação das dificuldades e fragilidades apontadas. Tomar o “espaço de planejamento” como espaço efetivo de debate sobre o que podem ser metas político-programáticas viáveis para essa reorganização “de fato” (e com sustentabilidade!).

 

§         Considerar a devida relevância em se direcionar/priorizar ações capazes de

(i)      propiciar superação dos problemas atuais de articulação efetiva com o Estado;

(ii)    sendo ações/metas viáveis no tempo político-operacional do segundo semestre/2008;

(iii)    sendo ações estratégicas para se ampliar o alcance/cobertura da rede (no estado, interior)

(iv)   sendo ações também estratégicas para se “aproveitar” melhor as vastas experiências do SUS/BH (o histórico de experiências/avanços podendo ser visibilizado em suas afinidades com a PNH)

 

§         Elaborar Termo de Referência para o coletivo regional, constando as ações pactuadas como reorganizadoras do Coletivo. Nesse Termo do “Coletivo”, derivar os Termos específicos para os consultores, tornando-se os eixos de avaliações de processos e desempenho (das ações e consultores).

 

2) Considerações sobre "Institucionalidade e Sustentabilidade da PNH",  dando início à preparação para o Coletivo Nacional de 29 e 30 de agosto/2008

 

§         Como se sustenta essa Política por dentro do SUS?

§         Seguir o ritmo de crescimento das demandas e de uma expansão (proporcional) do coletivo é insustentável

§         Desafio de dar institucionalidade à política, sem se prender ao instituído

§         Desafio de se manter uma política que propõe inovação, instituinte, contra-hegemônica, mas também assegurando-a institucionalmente na estrutura das instâncias do SUS

§         Desafio de disparar a atuação nos níveis territoriais/locais efetivamente em parcerias com as outras políticas/projetos/instâncias do SUS (na estrutura concreta dos territórios)

§         Desafio de fazer com que a PNH vá “para além dos consultores”, com a perspectiva de ampliação do que se considera como “coletivo-PNH”. Estratégias de ampliação dos coletivos, incluindo as pessoas que já tiveram algum contato (formativo) com a Política. Incorporação e ampliação sem que seja nos moldes de “consultoria formal” (sem encargos do ponto de vista financeiro)

§         Pertinência de se trabalhar a “comunicação” (na Política, sobre a Política) visando às instâncias do SUS (divulgação em sentidos ampliados, informativos e formativos)

 

§         Perspectivas de se abordar essa questão da sustentabilidade também na perspectiva “micro” da organização dos Coletivos Regionais e seus processos de atuação/organização: clareza política sobre as direções (e justificativas) das “escolhas” dos serviços/instâncias a serem apoiadas nos diferentes territórios (e direção da intervenção); organização (dos coletivos) para a ação (o processo de trabalho), considerando-se os planos (ações) e as agendas políticas e modos de funcionamento dos consultores. Clareza sobre os “objetos” que devem ser o alvo específico da PNH (as “práticas” de saúde) e sobre os modos de lidar com isso, no âmbito de organização do processo de trabalho. O aprofundamento da discussão do processo de trabalho poderia contribuir na redefinição de rumos?

Após a reunião houve troca de e-mails entre os participantes, expressando satisfação com o encontro, com expectativas de fortalecimento da grupalidade e das parceirais com a SES-MG e SMSA-BH.