Seis meses de Rede HumanizaSUS!

22 votos

Se considerarmos o Café HumanizaSUS realizado em Brasília no dia 23 de fevereiro de 2008 como a data de lançamento da Rede HumanizaSUS, depois de amanhã ela completa 6 meses de vida.

Parabéns!!!

Parabéns a todos nós que fazemos esta Rede!

Parabéns à PNH, origem, apoiadora e grande animadora desta Rede!

Parabéns ao SUS, que espande nesta Rede seu compromisso como política pública, espaço democrático e de realização concreta da cidadania!

Ela chega aos seus primeiros 6 meses de existência com 873 participantes cadastrados. Isso neste exato momento em que escrevo, pois já deverão ser mais no momento da leitura deste post, considerando o ritmo a que ela tem crescido nas últimas duas semanas: foram cerca de 200 novos inscritos apenas nos últimos 14 dias!

Há uma semana (15/08), já havia sido publicado nesta Rede:

218 posts

478 comentários

Veja os 10 posts mais comentados da RHS

Apenas para se ter uma idéia do que essa Rede ainda nascente já representa em termos de alcance e visibilidade, vejamos alguns números dos últimos 30 dias:

– Recebemos 4.688 visitas de 2.900 visitantes individuais;

– Estes visitantes realizaram 23.042 visualizações de páginas, o que significa que visualizavam cerca de 5 páginas por visita e permaneciam cerca de 5,5 minutos no site a cada visita.

– Estes visitantes distribuem-se por 151 cidades brasileiras, que estão representadas no mapa acima. As "top-15", em ordem decrescente são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Santa Maria, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Blumenau, Florianópolis, Campinas, Belém e João Pessoa.

– É claro que a maioria absolutíssima de visitas são do Brasil, mas internet é internet e nossa Rede já recebeu visitantes de 20 outros países de todos os continentes do planeta, com destaque para Portugal e Espanha. Só por curiosidade, a distribuição no  mapa-mundi destas visitas (em verde claro, pelo menos uma visita):

E para não ficarmos apenas com um monte de números, sem saber o que eles significam, vamos a algumas comparações…

Os gráficos abaixo comparam a nossa Rede com o "benchmark", isto é, com as médias encontradas em sites similares e de mesmo porte que o nosso.

Quanto ao número de visitas, até uns quinze dias atrás vínhamos bem próximos da média e nos últimos 15 dias temos recebido mais visitas que a média dos sites semelhantes, perfazendo nos últimos 30 dias um resultado 13,13% acima do "benchmark":

Quanto ao número de páginas visualizadas, o comportamento no último mês é semelhante ao números de visitas, mas o resultado global é ainda melhor: 54,33% acima do "benchmark". Aumentou o número de visitas por visitantes que navegam em mais páginas…

Quanto ao número médio de página visualizadas a cada visita, também estamos acima da média (36,44%) e já estamos estavelmente acima da média há algum tempo…

Quanto ao tempo médio que o visitante permanece em nosso site, aí sim, estamos muito acima da média dos sites similares: 119,06%. Nossos visitantes têm um grande interesse pelo assunto!

Para encerrar, mais um gráfico, para mostrar pelo menos um em que ficamos abaixo da média dos sites similares: a proporção de novas visitas entre todas as visitas que recebemos: 57,53%. Essa proporção fica 10,15% abaixo do "benchmark", traduzindo, possivelmente, que ainda há uma divulgação relativamente baixa da RHS e que um número significativo das visitas são de visitantes que retornam porque se interessam continuadamente pelo que é publicado, sejam cadastrados ou não. Em suma, traduz um perfil "comunitário" de seus visitantes…

Evidentemente, trata-se de uma análise ainda muito superficial desses dados (em breve, seram disponibilizados relatórios com análises bem mais cuidadosas para quem se interessar).

O intuito é apenas presentear a Rede, nestes seus seis primeiros meses de existência, com uma primeira imagem de si própria.

E a Rede continua!

Ampliando as conversas, expandido o expectro da sua diversidade, aumentando a inteligência coletiva do SUS, incluindo cada vez mais novos companheiros de luta nessa construção continuada de um SUS que dá certo!