Coletivo Nacional HumanizaSUS se reúne para definir rumos

12 votos

O Coletivo Nacional HumanizaSUS – formado pela coordenação, Núcleo Técnico e consultores que dão suporte à Política Nacional de Humanização em todo o Brasil – se reúne nesta sexta-feira (29) e sábado (30) para mais um encontro de avaliação e definição de rumos. Em pauta, a institucionalidade e sustentabilidade da PNH.

 

Os dois temas já vinham aparecendo como assuntos prioritários nas últimas reuniões do Coletivo Nacional, realizadas em fevereiro e junho. Eles dizem respeito à inserção e ação da Política Nacional de Humanização nos espaços institucionais do SUS e à capacidade de  o HumanizaSUS se manter como política pública considerando sua vinculação com a máquina do Estado.

 

A discussão a ser realizada no encontro se dará a partir de 4 "núcleos problemáticos":

1) Fortalecimento das Interfaces: como transversalizar a PNH para dentro da máquina de Estado?

2) Priorização das agendas: que institucionalidade queremos e qual é o nosso comum entre a micro e a macro-política?

3) Capilarização da PNH, o fomento da rede da PNH e o Coletivo Nacional Ampliado: quem é o sujeito da política e como fazer valer a inclusão dos novos apoiadores formados?

4) Organização do coletivo de consultores: em que arranjos trabalharemos e que contratos faremos?

 

Foram escolhidos dois consultores HumanizaSUS que ficaram encarregados de elaborar proposições para nortear a discussão em cada núcleo. As duplas propositoras serão as seguintes: Dôra Benevides e Fernanda Beck (Tema 1); Serafim Barbosa e Vera Figueiredo (Tema 2); Tadeu de Paula e Raquel Turci (Tema 3) e Terezinha Moreira e Edu Passos (Tema 4).

 

O Coletivo Nacional será dividido em 4 grupos de 20 para realizar as discussões, as quais serão levadas para a plenária geral no último dia do encontro. Um mediador externo – a enfermeira sanitarista Jeanete Múfalo Bueno, de Campinas (SP) – irá coordenar os trabalhos em plenária.

 

"Temos de nos debruçar para compreender e, a partir de nossas análises, tomar encaminhamentos e medidas para lidar com os desafios e problemas que temos apontado", explica o coordenador nacional da PNH, Dário Pasche.