3º Congresso Internacional Transdisciplinaridade, Complexidade e Eco-formação

13 votos

Ocorreu em Brasília, nos dias 02 a 05 de setembro, o 3º Congresso Internacional Transdisciplinaridade, Complexidade e Eco-formação. O encontro foi na Universidade Católica de Brasília – UCB, e contou com a presença de importantes pensadores como Edgar Morin e Leonardo Boff. Os temas do encontro foram: reflexões nos âmbitos ecossistêmico e complexo, relacionadas com os novos paradigmas da ciência e suas influências na educação, em seus mais diferentes níveis; enfoques de caráter formativo, a partir de uma visão transdisciplinar relacionada com o as dimensões sócio-cultural, afetivo, ambiental etc; e propostas no âmbito universitário, médio e fundamental, capazes de fundamentar políticas e experiências curriculares baseadas no olhar transdisciplinar, ecoformador e intercultural.
No Congresso houve também o lançamento do Programa de Doutorado em Políticas Sociais para a Sustentabilidade. O programa toma como base conceitos emergentes da teoria da complexidade, e se baseia no Programa de Doutorado em Educação com Ênfase em Mediação Pedagógica, desenvolvido pela Universidade de La Salle da Costa Rica, com seis anos de implementação em treze países. Este Programa é uma ação da UCB no sentido de resgatar a Universidade como um local em que se vivencia a função social da geração do conhecimento. O Programa procura vivenciar os princípios básicos do paradigma emergente como: (i) Auto-organização: contesta o modelo mecanicista que enfatiza uniformidade, controle, estabilidade e propõe que os sistemas naturais e sociais são fluxos permanentes de auto-organização; (ii) Interdependência: contesta o modelo da física clássica de que as coisas e os eventos são separados no espaço e no tempo e propõe, com base na física quântica, que todas as coisas estão intimamente integradas em processos inter-relacionados. Na mesa Oficial de lançamento estiveram presentes:  Dr.Carlos Calvo (ULS-Chile); Dr. Oscar Azmitia (Reitor Un. de la Salle – Costa Rica); Dr. Adriano Nogueira (Instituto Paulo Freire-Brasil) e Prof. Dr. Leonardo Boff (UERJ – Brasil).
As experiências de formação lá apresentadas, aproximam-se dos modos como temos produzido a formação na Política Nacional de Humanização – partem de situações problemáticas concretas, e apostam na grupalidade como lugar de construção coletiva de novas práticas profissionais. A prática reflexiva e o diálogo foram, ao longo do Congresso, debatidas em seus aspectos da intuição, interpretação e compreensão. A narração da vida afirmada como o lugar da educação – nenhum evento se esgota numa dimensão única que possa se fechar em uma desciplina. Escola afirmada como  lugar permanente da Assembléia Popular.
Caminhos: vivemos uma globalização ou uma ocidentalização? como integrar as políticas públicas entre si? Como integrar a gestão com a prática? Qual a política de desenvolvimento da nação do nosso país?