Mostra HumanizaSUS traz a Minas Gerais debate sobre o SUS que dá certo

10 votos

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda, 15 de setembro, a Mostra Interativa HumanizaSUS, o SUS que dá certo, que traz textos, sons, imagens, fotos e jogos eletrônicos contextualizando os 20 anos do SUS e cinco anos da Política Nacional de Humanização. Em sua programação estão previstas rodas de conversa sobre o SUS que dá certo em diferentes horários: 2ª, 4ª e 6ª às 14h30; 3ª, 5ª e sábado às 9h30. A entrada é franca e nessas rodas serão debatidos entre outras questões as experiências de humanização no estado de Minas Gerais.

 

 

A roda traz a possibilidade de se refletir com a população sobre o controle social e a importância do exercício da cidadania para o fortalecimento do SUS, além de agregar valor à Mostra HumanizaSUS. De acordo com a coordenadora da Mostra, Edna Moura, a roda propicia a troca de experiências entre o saber dos visitantes. “A roda é o modo de fazer da PNH, e nossa expectativa é que a cada roda se gere mais e mais conhecimento sobre a saúde pública brasileira” afirma. A exposição está aberta ao público até o próximo dia 26 de setembro no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte e as rodas de conversa são também espaço para discussão das experiências do SUS que dá certo em Minas Gerais.

 

 

Humanização em BH

 

 

O Hospital Municipal Odilon Behrens, por exemplo, transformou seus espaços físicos com apoio dos trabalhadores, usuários, gestores e artistas da cidade. Para promover espaço agradável aliado às terapias, os usuários podem se expressar através do grafite nos muros do hospital. Esse tipo de atividade é norteada pelo dispositivo da PNH denominado ambiência, e nesse sentido também foi trabalhada a melhoria no fluxo de passagem dentro do hospital, com eixos em duas cores (vermelho e azul) separando a emergência do atendimento em geral e com maior acolhimento, conforto e privacidade para usuários e trabalhadores. Além disso, neste hospital se pratica outro dispositivo da PNH, o acolhimento com classificação de risco, que melhora o acesso dos usuários ao serviço e diferencia o tempo de espera de acordo com a gravidade dos casos, com inclusão de outras categorias profissionais no pronto-socorro e melhoria do relacionamento entre os profissionais e destes com os usuários. Este hospital também incluiu a visita aberta e direito ao acompanhante, outros dispositivos da PNH. Atualmente, seu horário de visitas é de 11h às 20h em todas as unidades, inclusive CTI, é permitido o acesso ao visitante-mirim ( para visitas ao irmão ou mãe internados), houve aumento do número de refeições fornecidas aos acompanhantes, reformas da portaria central e de banheiros específicos para visitantes e acompanhantes.

 

 

Outros hospitais da cidade também possuem os dispositivos da PNH. O hospital Sofia Feldman é referência em parto humanizado e também na garantia dos direitos dos usuários, a Santa Casa é o hospital da cidade com maior número de leitos e preza pela visita aberta e direito ao acompanhante, assim como o Hospital das Clínicas da UFMG e o Hospital Risoleta Neves.

 

 

No início de setembro aconteceu o II Seminário Municipal de Humanização, com apresentação de mais de 90 experiências do estado que qualificam a atenção e gestão da saúde pública no Brasil. A próxima parada da Mostra após Belo Horizonte é a cidade de Porto Alegre- RS. Ela foi lançada em Vitória-ES em junho de 2008 e vai percorrer diversos estados brasileiros divulgando o Sistema Único de Saúde e a Política Nacional de Humanização. Como dispositivo da PNH, ela fomenta a discussão sobre a Saúde Pública no país, ao mesmo tempo em que traz depoimentos de brasileiros usuários desse sistema de saúde e que sempre conhecem seus direitos e deveres como protagonista no processo de saúde.