1ª Mostra de Vídeos e Fotos em Botuverá SC

6votos

Botuverá é um município do Médio Vale do Itajaí em Santa Catarina e possui 5100 habitantes, destes praticamente 100% fazem uso de algum serviço de saúde pública, mesmo que muitos possuam convênios particulares. O município conta com 3 unidades de saúde, com 100% de cobertura SUS: uma unidade do Ribeirão do Ouro, uma na localidade de Águas Negras e uma no Centro.

No dia 23/02/2018 o serviço de saúde municipal realizou a Primeira Mostra de Vídeos e Fotos dos Serviços da Atenção Básica no salão da Igreja Matriz. As fotos da exposição foram as Imagens do SUS produzidas pelo fotógrafo Radilson Carlos Gomes, que na época trabalhava no Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização em Brasília DF. São imagens já passadas, mas que muito representam a heterogeneidade do SUS, reafirmando sua universalidade, integralidade e equidade.

O evento contou com a participação de usuários do município que utilizam o serviço do SUS. O intuito do evento foi trazer a comunidade para perto e mostrar em fotos e mostrar tudo que podemos fazer para termos mais saúde e mostrar alguns serviços realizados.

 

O vídeo mostrou para os usuários o Show de Talentos realizado em Brusque em agosto de 2017. Esse evento é realizado por servidores públicos e usuários com parceria da Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí. Botuverá nunca participou deste evento, que acontece também todos os anos em Pomerode. A Mostra serviu para convidar então a cidade para representar algum talento, que com certeza temos aqui.

Participaram do encontro cerca de 30 pessoas, destas surgiram algumas ideias depois do vídeo apresentado. Em comum acordo foi decidido que Botuverá apresentará  um Show da Cultura Italiana, através da música e dança. Dia 06 de abril Botuverá estará em Pomerode apresentando sua cultura com servidores de saúde e usuários, cerca de 32 pessoas farão parte do espetáculo.

Veja uma prévia dos ensaios do grupo: