1ª. Oficina Local do Projeto AcolheSUS/CGPNH/GAB/SAS/MS – Projeto Piloto Paraíba – Maternidade Frei Damião

9votos

A Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização (CGPNH), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS), esteve no Estado da Paraíba e realizou em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) dois dias (04 e 05/10) de atividades intensas.

Em reunião com a Secretária Estadual de Saúde Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras, Patrícia Melo Assunção/Gerente Executiva de Atenção à Saúde, Ana Márcia Barbosa Fernandes Rolim/Diretora Geral da Maternidade Frei Damião e outras técnicas da SESA/PB, que compõem o Grupo Executivo Estadual (GEE). A Coordenadora da PNH, Maíra Batista Botelho Alves apresentou o Projeto AcolheSUS, com destaque para os critérios de escolha para Experiência Piloto, e assim foi validada a contratualização da Maternidade Frei Damião como campo de atuação inicial do Projeto, que visa à implantação/implementação das diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização, bem como os compromissos entre CGPNH, SES/PB e a Unidade de Implantação do Projeto. Patrícia contextualizou a situação de Saúde do Estado e enfatizou a importância do Projeto para a qualificação do cuidado visando à redução da morte materna.

Em sequência realizou-se reunião para constituição do Grupo Executivo Local (GEL), definição de seu modo de funcionamento, bem como elaboração e validação de Regimento Interno do GEL, que foi nomeado como “Colegiado AcolheSUS da Maternidade Frei Damião”.

05/10/2017 – Foi feita reunião com técnicos da SES e técnicos da Maternidade Frei Damião para apresentação do Projeto, seguida de uma Visita Guiada na maternidade, como ponto de partida de um diagnóstico de toda assistência materno infantil na unidade. A partir deste momento o GEE e GEL vêm se debruçando com esmero e compromisso para elaboração de Plano de Trabalho, sendo acompanhados pela CGPNH, já aplicando algumas mudanças nos processos de trabalho, num movimento vivo de planejamento-ação!

Vamos seguindo, acompanhando e apoiando esta construção!