HUMANIZAR É CUIDAR DO OUTRO E DE SI: FAÇA PARTE DESSA ATITUDE

13 votos

Esta foi a chamada para a IV Edição do dia H da Humanização no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, transcorrido no período de 17 a 19 de setembro, que teve como tema central a interdisciplinaridade e o cuidado humanizado. O encontro ocorre há quatro anos, organizado pelo GTH do hospital, com a coordenação de Ilma Sousa, e contou com o apoio do Núcleo Técnico da PNH com materiais de apoio que foram muito valorizados por todos os participantes.
Na abertura do encontro, um grupo de médicos do hospital fez uma apresentação musical que encantou a todos, integrando arte musical ao momento formal; além de uma dupla de funcionários que encenou um poema sobre a humanização no hospital na visão do usuário, de autoria de Annatália Gomes. As apresentações se intercalavam entre as falas formais da mesa de abertura, dando passagem a sentimentos e outras formas de interação.
 
Muitos trabalhadores se envolveram para a construção deste encontro que contou com a presença de representantes das Secretarias estaduais e municipais de saúde, gestores do hospital, professores, trabalhadores e voluntários. O dia H, na prática, é uma série de encontros realizados no hospital, durante os quais se reflete sobre o transcorrer do processo de humanização e seus desafios, ocorrem apresentações culturais, compartilhamento de experiências, e durante um dia inteiro ocorre a Feira de Saúde do Trabalhador do HU, quando são oferecidos diversos serviços desde orientações para a saúde pelo diferentes profissionais da equipe, até massagem, aferição de pressão, limpeza de pele, “spa” dos pés, dentre outros.
 
Este ano as palestras enfocaram os temas da Inter e transdisciplinaridade na atenção e gestão humanizada; Como lidar com o óbito no espaço de saúde do trabalhador; A saúde do trabalhador; Indicadores de avaliação na PNH; Administração de Conflitos no ambiente hospitalar; A importância de cuidados paliativos a pacientes crônicos e terminais. O encontro contou com a participação dos consultores da PNH Annatália Gomes, Erasmo Miessa Ruiz e Serafim Santos-filho que trabalharam os quatro primeiros temas.
Uma roda de conversa com os consultores, a diretoria e os gerentes das diversas clínicas e setores do hospital sobre monitoramento e avaliação do processo de humanização possibilitou a conversação sobre a percepção destes resultados na visão dos gestores, que apontaram diferentes indicadores já notados nesta caminhada de implementação da humanização no hospital. Algumas diretrizes focadas na missão do hospital e visão da equipe foram demarcadas na avaliação: a interdisciplinaridade, a comunicação e o cuidado; a necessidade de aperfeiçoar continuamente os meios e as formas de medir a satisfação do usuário interno e externo; e as promoções de avaliação contínuas foram questões trazidas à roda de conversa.   
            O processo de gestão participativa e co-gestão existente no hospital e a persistência em busca da qualidade e humanização nos serviços, têm levado a um engajamento dos trabalhadores e gestores que é visível; uma gestão comprometida em pensar a si mesma, refletir processos de trabalho e inovar em seus direcionamentos.
            A participação de Serafim Santos-Filho neste momento foi muito importante, pois destacou questões fundamentais e fez pensar outros modos de monitorar e avaliar, até mesmo de reconhecer os próprios avanços e criações efetuadas pelo próprio hospital em seu protagonismo; além de gostar muito do Nordeste, do clima e de seus costumes, um parceiro e tanto!