Oficina de acolhimento é notícia no Acre

14 votos

O jornal A Tribuna, de Rio Branco – AC, publicou hoje uma notícia da oficina de acolhimento com classificação de risco que aconteceu na cidade ontem e hoje.

Confiram!Tem a palavra de Teresinha Moreira!!!

Humanização no atendimento é tema de oficina em

Rio Branco

 Elaborar um plano operativo para a consolidação da política nacional de humanização nas unidades de saúde. Esta é a proposta da primeira oficina sobre a política de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco que acontece no auditório da biblioteca da Floresta nos dias 25 e 26 de setembro.
O encontro reúne servidores do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco ( Huerb) , da Maternidade Bárbara Heliodora, Fundação Hospitalar do Acre, da rede municipal de saúde de Rio Branco e do Hospital Raimundo Charr de Brasiléia.
De acordo como diretor-geral do Huerb,Marivan Nobre,o programa nacional Humaniza SUS está sendo implantado inicialmente no pronto socorro por se tratar de uma unidade que capitaliza os atendimentos de urgência e emergência da capital.
“Este é um projeto piloto que irá nortear as ações no sentido de humanizar o atendimento na rede estadual de saúde. O diferencial é a forma como os pacientes são atendidos pelos servidores”, ressaltou o diretor.
Durante os dois dias de oficina consultoras do Ministério da Saúde irão repassar os conceitos sobre apolítica nacional dehumanização adotada pelo governo federal. Terezinha Moreira, coordenadora da Política Nacional de Humanização na região Norte, salienta que um dos maiores desafios para a implantação do programa que se propõe a humanizar o Sistema Único de Saúde é vencer o movimento hegemônico já está instituído no sistema. “Mudar culturas para fortalecer a política e tratar os problemas efetivos das redes de serviço”, disse ela.
Para o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, a realização da oficina possibilita os avanços necessários para implantação do programa no Acre. Segundo ele a grande diferença de um acolhimento de qualidade é o envolvimento dos profissionais de saúde com as pessoas que procuram atendimento público. (Agência de Notícias do Acre)