TRABALHAR COM PRAZER NÃO CANSA E NOS CONSTROI SEMPRE!

9 votos

 

 

 

     O que estamos vivendo é um grande sonho, (se concretizando) e queremos compartilhar com vocês da RHS. Estamos tendo a certeza que todo nosso trabalho ora vivo, ora morto (naturalmente), porém, sem sombra de dúvidas, mais vivo do que morto, nosso envolvimento, comprometimento no decorrer de 2007, com o curso “Tecendo Redes” (MS, SES/MT, SM Cuiabá) estão surtindo efeito em Mato Grosso.
     Simone e eu fomos convidadas para dar uma Palestra no Hospital Regional de Saúde de Sorriso, sobre Relações no Trabalho.
     Conversando e discutindo sobre o convite e o tema a se abordado, concluímos que por termos e contarmos com a PNH com esse imenso espectro de ofertas, focando a inseparabilidade entre a teoria e prática, sugerimos uma oficina no lugar de palestra com o tema: DIMENSÕES DO TRABALHO EM SAÚDE. Acataram nossa idéia e lá fomos nós, oito horas de ônibus de linha, em uma noite chuvosa e fria, bem atípica da nossa realidade climática.
     Assim, às 7h do dia 22/09 lá estávamos, sendo recebidas (com um delicioso café da manhã), por cerca de 40 pessoas, entre servidores, desde serviços gerais até diretores da unidade.
     O início da Oficina foi bastante diferente prá eles, que puderam por meio de uma “tempestade de idéias” vivenciar a teoria atrelada à prática com o seguinte questionamento:
              O QUE É TRABALHO NA SAÚDE PARA VOCÊ?
     Foram momentos de reflexões, discussões, expondo afetos, desafetos, ajustes e desajustes, angústias e sobriedades, compromissos e passividades, voltando para a realidade vivida no hospital.
     Abordamos breve histórico do HUMANIZASUS e o trabalho como produtor de saúde e de adoecimento;
     A importância da Gestão e co-gestão no trabalho;
Redes quentes e redes frias com foco na Rede de conversação como centro do trabalho na saúde, para superação de NÓS que aparecem para atrapalhar o caminhar saudável do trabalhador e usuário do SUS.
     A Oficina foi esquentando, e por volta das 08h30m, com as colocações dos trabalhadores, quanto ao funcionamento de uma unidade de saúde que atende o SUS, feitas por pessoas absolutamente conscientes e preocupadas com o bom andamento da unidade, muitas queixas por parte de alguns que são passivos e na sua passividade se defendem “queixando” (mais confortável), deixando-os estáticos, adoecidos, desmotivados e nada envolvidos; poucas “sacadas” de soluções; tudo foi sendo anotado por nós duas.
     E… Provocamos com uma única questão:
                      COMO DESFAZER ESSE NÓ CRÍTICO?
     Quem se disporia em se reunir com esse mesmo grupo em um determinado dia e colocarem todas essas questões à tona para acharem uma solução plausível e REAL? A provocação foi acatada por uma servidora que se propôs convidar mais trabalhadores para o dia 30/09 pela manhã uma reunião com todos que fizeram parte desta oficina, para discutir os processos de trabalho e a relação com o trabalhador. Contando com o apoio das três multiplicadoras capacitadas pelo curso Tecendo Redes, que trabalham no Hospital Regional de Saúde de Sorriso.
     Nossa análise girou na necessidade dos profissionais conhecerem mais profundamente a Humanização como política pública de saúde, com todas as suas ofertas, com diretrizes que disparem um trabalho coletivo, cooperativo, co-responsável, harmonioso, solidário e valorizado, que aumente a confiabilidade entre o/os grupos, tornando-o mais produtivo, prazeroso e resolutivo para gestores, trabalhadores e usuários.
      Acompanharemos por e-mail, telefonemas e visitas in loco essa ação, pois Mato Grosso está cada dia mais potente nessa missão! Nosso propósito é produzir cada vez mais ENCONTROS. Encontros com trabalhadores/gestores/usuários, para além muros da saúde.
     Daremos notícias também prá vocês. Um abraço Eneida.