Com a palavra os usuários!

10 votos

O Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí esteve hoje reunido ao Grupo Ténico de Saúde Mental da região para a Mostra de Saúde Mental, que deu vez e voz aos usuários dos serviços!
Nesta integração de ações, além da presença significativa de usuários, houve efetiva participação de profissionais de saúde dos diversos serviços, Universidade Regional de Blumenau, gestores regionais.
Além disso, contamos com apoio da PNH pela participação de Radilson Gomes da Silva, Raquel Turcci, Patrícia S. C. Silva e Maria Cláudia Matias, bem como da Mostra fotográfica "De Volta para Casa".
Também construiu-se uma mostra fotográfica regional, criando um resgate histórico do tema para a região, objetivando também pôr em debate a sustentabilidade da luta antimanicomial em SC.
No dia anterior foi realizada uma visita aos serviços de saúde mental da região buscando a valorização das ações desenvolvidas neste locais , a partir do qual produziu-se vasto registro fotográfico.
Durante os trabalhos de hoje aconteceram relatos importantes dos usuários quanto ao significado destas ações em sua vida em geral. Ainda pudemos conhecer materiais, artesanato e produtos produzidos por estes usuários nos CAPS da região.
Na abertura um grupo de teatro de Indaial SC composto por usuários de CAPS e profissionais de saúde emocionou a todos em sua representação do movimento antimanicomial e sua história.
Radilson Carlos Gomes da Silva em sua fala, ao lado da Assistente Social Alessandra Souza, que é referência para o De Volta para Casa em Blumenau, não só relatou sua experiência durante a produção da mostra a partir do recorte de Barbacena MG mas expôs em uma composição de palavras, imagens e sensibilidade a realidade vivida por muitos dos presentes. Isto acabou por encorajá-los a participar efetivamente do debate.
Vivemos momentos de consolidação do movimento coletivo em torno da saúde mental da região.
Está na pauta do dia!

Parabéns ao incansável GT Saúde Mental do Médio Vale do Itajaí e ao Comitê Regional de humanização pelo apoio.

Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC