Mesa redonda debate trabalho e novos modos de fazer saúde

13 votos

É possível pensar o trabalhador como potência transformadora e a construção de novos modos de produzir saúde? Para procurar respostas para esta questão, o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, promove na próxima segunda-feira (20) uma mesa-redonda sobre o tema.

Aspectos que fazem parte do cuidado em saúde, como o manejo de tecnologias com a utilização intensiva de capacidades física e psíquica, intelectual e emocional; a troca de afetos e saberes; o convívio com toda sorte de sofrimento e a profunda e irremediável implicação com o universo da saúde e da doença, da vida e da morte, com inevitáveis repercussões no corpo e na mente, serão colocados em discussão.

O debate contará com a participação do filósofo francês Yves Schwartz, professor e diretor científico do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence e coordenador do grupo de formação e pesquisa “Analyse Pluridisciplinaire des Situations de Travail”. O coordenador da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS), Dário Pasche, e o professor Emerson Elias Merhy (UFRJ) completam a mesa.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é contribuir para o debate a respeito do trabalho em saúde e seus sujeitos na perspectiva da produção de conhecimento e da implementação de serviços de saúde resolutivos e de qualidade visando uma atenção integral e humanizada, refletida no cuidado ético e comprometido com a consolidação do SUS.

O QUÊ: Mesa redonda “Dramáticas do cuidado em saúde – é possível pensar o trabalhador como potência transformadora e a construção de novos modos de produzir saúde?”

Convidados:

Yves Schwartz, filósofo, professor e diretor científico do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence e coordenador do grupo de formação e pesquisa “Analyse Pluridisciplinaire des Situations de Travail”.

Dário Frederico Pasche, enfermeiro, doutor em Saúde Coletiva (Unicamp), professor do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí, coordenador da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

Emerson Elias Merhy, médico, livre-docente em Planejamento e Gestão em Saúde pela Unicamp, professor colaborador da Pós-Graduação em Clínica Médica da UFRJ, coordenador da linha de pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde.

Mediadora:

Élida Hennington, médica sanitarista, doutora em Saúde Coletiva (Unicamp), professora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas Evandro Chagas e da Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz.

QUANDO: 20 de outubro de 2008, às 14 horas

ONDE: Auditório do Pavilhão 26 “Leônidas Deanne” do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro