PNH é tema de debate na Universidade Federal de Tocantins

12 votos

A Política Nacional de Humanização (PNH)  será um dos temas debatidos na I Semana Acadêmica  de Medicina da Universidade Federal de Palmas – TO nesta quarta-feira, 22/10. O coordenador da PNH Dário Pasche vai expor o panorama nacional da humanização da atenção e gestão em saúde no país para acadêmicos, profissionais de saúde e comunidade.

De acordo com o coordenador da Semana Acadêmica e professor da universidade Sérgio Donizete, trazer o tema da humanização para o evento reafirma o projeto pedagógico do curso. “Priorizamos a formação e vivência do SUS, com práticas de saúde embasadas na humanização”, afirma.
Esse tipo de atividade de divulgação e formação vem se consolidando na PNH. Nesta segunda, 19/10,  a PNH marcou presença em debate na Fiocruz, com foco no trabalhador como agente transformador de novos modos de produzir saúde.

Para a coordenadora do Núcleo de Formação e Pesquisa da PNH, Raquel Pedroso, a difusão da política nas universidades intensifica a reflexão sobre os princípios da PNH e aproxima a academia  dos serviços de saúde. “A PNH se propõe como obra aberta, e através da relação com e dentro das universidades é possível se pensar formas e caminhos que analisem e revejam as práticas de humanização dos serviços de saúde”,  conclui.

A mesa redonda sobre a PNH na Universidade Federal de Palmas é aberta ao público e  será realizada de 8h às 12h no auditório CUICA. Participe!