CONSTRUINDO A PNH NO MUNICÍPIO DE TERESINA

13 votos


A Fundação Municipal de Saúde tem se engajado na proposta da PNH. Após oficina com representantes das unidades de média complexidade e visitas realizadas para o conhecimento da realidade em cada contexto foi realizado no dia 23 um novo encontro com este segmento visando escutar os trabalhadores e gestores em suas necessidades, pactuar objetivos comuns e compromissos do desenvolvimento da PNH nestas unidades, sempre numa visão de rede.
 
Os participantes a partir de suas realidades, e refletindo com o grupo os encaminhamentos após a primeira oficina sobre a PNH, os quais definiram como diretrizes prioritárias o acolhimento, ambiência, e gestão participativa. Algumas ações foram realizadas. Traçaram o mapa de desafios à humanização no município e discutiram proposições para o planejamento da Política municipal. O grupo elegeu os seguintes desafios: acolhimento, classificação de risco, resgate da imagem institucional/profissional, contexto das emergências, conflitos/violência entre profissionais e usuários, articulação com conselhos locais e representações populares, insuficiência de profissionais médicos por sobrecarga, agressões e baixos salários, resolutividade, organização da rede de atenção, exercício de poder autoritário, desconhecimento dos direitos e deveres dos usuários, informação à comunidade sobre os serviços prestados. As principais propostas de ações estratégicas versaram sobre: criação do Comitê Municipal de Humanização, incentivar a criação de rodas de gestão das unidades de média complexidade, atenção básica e coordenadorias regionais em rede de articulação mútua, relacionando-se com os conselhos, com os movimentos sociais e parceiros, criação de ouvidorias, sensibilizar e formar gestores e profissionais sobre a PNH, implantar o dispositivo acolhimento e classificação de risco, desenvolver capacitações sobre comunicação e relacionamento, e manejo de conflitos, melhorar a comunicação e informação à população. Essas questões serão ampliadas com outras rodas e atores até a construção do plano participativo de humanização do município.

 
Destaque está sendo dado pelo município à humanização do parto, o que requer uma atenção também especial com a capilarização das diretrizes da PNH e dispositivos pondo em movimento encontros e mudanças nas maternidades para um cuidado humanizado.
 
No Hospital Mariano Castelo Branco, realizou-se nesta sexta feira, dia 24, roda de conversa para aprofundar as reflexões quanto a implantação da PNH definindo como prioritário a disseminação da PNH para todo o corpo de trabalhadores e início das primeiras oficinas sobre acolhimento e discussão dos processos de trabalho. A roda contou com a presença das equipes de PSF, profissionais das diversas categorias funcionais e setores da unidade. Conversações foram feitas sobre o entendimento do conceito de humanização pelos participantes a partir das suas percepções e realidade vivenciada no hospital.

 
A atenção básica também está sendo mobilizada e durante os meses de novembro e dezembro, ocorrerão três oficinas, nos dias 12 e 26 de novembro e 17 de dezembro, visando ampla discussão da PNH com esses agentes que integram esta rede de atenção à saúde, dando-se ênfase ao acolhimento na atenção básica. Contaremos com o apoio matricial da Consultora Lucyla Paes Landim para facilitar as oficinas.
 
 Annatália Meneses de Amorim Gomes
Maria Vieira de Moraes – Apoiadora FMS