Ainda nem completou nove meses…

12 votos

O tempo de uma gestação humana!
E o que pode um coletivo humano nesse mesmo tempo?
Ele pode ir da “virtualidade” de uma Rede inaugurada em fevereiro de 2008 pelo Coletivo Nacional (de cerca de 80 consultores e técnicos) da PNH, até a Comunidade RHS, neste exato momento com 1224 usuários cadastrados, recebendo mais de 8000 visitas de quase 6000 visitantes por mês.

No início de março, nem todo Coletivo Nacional da PNH ainda havia se cadastrado na RHS e quase toda atividade colaborativa da Rede era exercida por alguns membros pioneiros.

Em abril, começa a aumentar o afluxo de novos usuários cadastrados, principalmente de apoiadores institucionais formados pela PNH (neste primeiro momento, principalmente do RS e do MT) e de outros colaboradores da Política convidados a participar da RHS.
Começamos a falar num Coletivo Nacional Ampliado, que incluiria, para além dos consultores e técnicos, toda uma ampla rede de colaboradores, apoiadores e simpatizantes da Política em todo país e que, em última instância, constituiria a Rede HumanizaSUS desta experiência de colaboração on line.

Em 1º de maio, ocorre uma primeira grande mudança no modus operandi de nossa comunidade virtual, mudança que a preparava para as fortes ondas de crescimento que (acertadamente) prevíamos que viriam pela frente.
Passamos a distinguir dois “níveis de permissão” entre os usuários da RHS: com e sem direito a votar nos conteúdos que serão exibidos na página principal.
Todos os inscritos até 30 de abril (cerca de 200 usuários cadastrados) passaram a fazer parte do primeiro grupo, então denominado Coletivo Nacional Ampliado. Ficou definido que esse grupo cresceria por indicação/convite, o que poderia ser realizada/o por qualquer um de seus membros atuais.
Desde 1º de maio, todos os novos usuários cadastrados continuam podendo publicar livremente (posts e comentários) na RHS, mas só poderão votar (participar do processo de auto-moderação dos conteúdos que vão para a página principal desta comunidade virtual) aqueles que forem indicados/convidados para participar do Coletivo Nacional Ampliado por algum de seus membros atuais.

De lá pra cá, o crescimento da RHS vem se dando por saltos sucessivos de patamares e já estamos nos preparando para os próximos!
Resumidamente, estamos nos aproximando dos 400 posts, dos 1000 comentários! Somos 1224 usuários cadastrados, dos quais os “votantes” já se aproximam de 300!
Com o crescimento deste último grupo, observou-se que para muitos de seus novos membros a designação “Coletivo Nacional Ampliado” fazia pouco sentido e que seria mais simples e direto designá-lo de Coletivo HumanizaSUS.
Perseverando nas metáforas “gestacionais” e inspirações “reprodutivas”, pode-se dizer que o Coletivo HumanizaSUS é o coletivo “matricial” da RHS, isto é, aquele que, operando plenamente suas ferramentas colaborativas, pode efetivamente decidir os rumos da comunidade e definir a “sua cara”, ainda que conte com (porque aberta a) milhares de outros colaboradores potenciais (usuários cadastrados).

Há fortes perspectivas de crescimento nos próximos meses, tanto do número de usuários cadastrados, quanto do número de membros do Coletivo HumanizaSUS!

Por esse motivo, o Núcleo de Difusão da Inteligência Coletiva da PNH, responsável institucional pelas condições de implantação, ativação e sustentação da RHS, decidiu investir na capacitação de um corpo de editores da RHS.
O crescimento da Rede acelera a precipitação de uma série de demandas que foram, durante os primeiros meses, geridas pelo pequeno grupo de consultores responsáveis pelo projeto de sua criação, implantação e ativação. Para que esta Rede avance, agora, para uma fase de auto-sustentação (e considerando seu grande potencial de crescimento), torna-se necessária a constituição de um núcleo um pouco maior de pessoas capacitadas para “cuidar” da RHS…

Cuidadores da RHS“: eis uma boa definição para o papel dos chamados editores da RHS!

O NDIC-PNH decidiu, em meados de setembro, investir na capacitação desses editores.
Ela ocorreu nos dias 9 e 10 de outubro, em São Paulo, sob os auspícios da equipe do LIDEC da Escola do Futuro-USP.

Quem participou e por que participou?

Ricardo Coda e Ivan Carlos – especialistas em TI ligados ao Núcleo Técnico da PNH; essa capacitação como “editores” é apenas o primeiro passo para a capacitação como “administradores” do sistema, função atualmente (e temporariamente) exercida pela equipe do LIDEC.
[Apenas o Ricardo participou desta primeira turma de capacitação. O Ivan integrará a próxima turma.]

Bruno Aragão e Mariella de Oliveira – jornalistas ligados ao Núcleo Técnico da PNH; entre outros vários motivos, pela evidente importância da Rede HUmanizaSUS na política de comunicação da PNH.

Olga Matoso – enfermeira sanitarista com grande conhecimento da PNH; em especial pela experiência acumulada com o “Banco de Projetos”, uma vez que temos planos de atualizá-lo aqui, nesta Rede, na proposta de uma “Cartografia do SUS que dá certo“.

Beth Mori – psicanalista, consultora da PNH para a região Centro-Oeste (Brasília), acompanha a RHS desde seus primeiros passos.
[Como Ivan, participará da segunda turma de capacitação de editores.]

Patrícia Campos – nutricionista e consultora da PNH para a região Sul (Blumenau).
[Também participará da segunda turma de capacitação.]

Erasmo Ruiz – psicólogo, professor universitário e consultor da PNH para a região Nordeste II (Fortaleza).

Claudia Matthes – psicóloga, especialista em “humanização” (UFRGS) e apoiadora institucional da PNH em Pejuçara (RS).

Estes três últimos, com seus distintos vínculos com a PNH, foram convidados a integrar o corpo de editores pelo fato de já virem, informal e reconhecidamente, desempenhando estas funções na RHS.

É esta, então, a composição inicial e atual do corpo de editores da RHS!

Ela pode sempre ser revista e, em especial, ampliada, conforme as necessidades que vão se apresentando a cada momento ou pela manifestação espontânea de qualquer um que queira e sinta que possa colaborar, somando-se a esse grupo de “cuidadores” da RHS.

Dos dez editores, sete já receberam a capacitação necessária e participaram do primeiro encontro de editores da RHS, nos dias 9 e 10 outubro.
Boa parte deste encontro está registrada no seguinte blog: encontro editores RHS.
E mereceu até mesmo um belo “clip”, criado pelo artista Glauco Paiva: Encontro da comunidade de editores da Rede HumanizaSUS.

Quem navegou pelas páginas da RHS naqueles dias notou que estava rolando uma certa movimentação. Os exercícios praticados na capacitação dos editores gerou algumas postagens estranhas por aqui…
Mas de lá pra cá, muitos também devem ter notado que nossa Rede tem ganho uma organização crescente. Além de ter finalmente estabilizado seu funcionamento (depois das turbulências adaptativas por que passou no período pós-migração para os servidores definitivos), a ação recém iniciada dos editores já se faz notar.
São exemplos, a reformulação de várias páginas estáticas (entre as quais se destaca o belo conjunto produzido para a Mostra Interativa) e a faxina das tags!
Foi feita uma faxina geral das tags de todos os posts, corrigindo todos os defeitos de “tagueamento”, unindo categorias muito próximas ou resolvendo pequenas variações na grafia, mas também propondo algumas “grandes tags”, ou seja, uma taxonomia geral para as publicações da RHS (esta taxonomia está aproximadamente baseada numa tipologia proposta para os 128 posts publicados na RHS, que receberam mais de dez votos, até 08/10/08: em anexo).

Com isso, notem como nossa “nuvem de tags” já está bem mais “limpa” e consistente…
Merece uma boa explorada, reconhecendo os grandes blocos temáticos que vêm agrupando todas as publicações realizadas nesta Rede, até aqui.

E assim caminha, se qualificando para suas próximas etapas, a Rede HumanizaSUS…

…Que ainda nem completou nove meses!