Política Municipal de Humanização – Fortaleza HumanizaSUS

12 votos

A Política Nacional de Humanização – PNH foi inspiração para que fosse criada, em 2005, a Política Municipal de Humanização em Fortaleza – FORTALEZA HUMANIZASUS, uma iniciativa em favor de mudanças significativas na Gestão e na Atenção à Saúde, entendida como forma de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde – SUS e garantir a defesa da vida e o direito à saúde para todos os fortalezenses.

Tem a proposta de desenvolver ações e estratégias de Conscientização e Educação Permanente para os profissionais do Sistema Municipal de Saúde, com uma metodologia dialógica e participativa. Promove a problematização dos serviços de saúde, revendo o atendimento e as relações interpessoais dos profissionais; implementando o acolhimento, a co-gestão, a clínica ampliada, a ambiência, o GTH; valorizando o trabalhador da saúde e garantindo a eficácia e eficiência da assistência. 

Com o objetivo de encontrar soluções coletivas e criativas para as dificuldades cotidianas no Sistema Municipal de Saúde de Fortaleza, a Política Municipal de Humanização – PMH foi lançada através do I Curso de Extensão Universitária Fortaleza HumanizaSUS, realizado no ano de 2005, e está sendo implementada considerando questões locais e os três atores principais desta política: trabalhadores, usuários e gestores.

Em 2006, foi estabelecida parceria do Ministério da Saúde (MS), através da Política Nacional de Humanização (PNH), com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)-SMS e com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), através de seu Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde (LHUAS). Foram definidos eixos para a Política de Humanização no Município: Acolhimento, a Co-gestão e a Saúde do Trabalhador da Saúde. A partir disso, houve o desenvolvimento de ações significativas e transformadoras no Sistema Municipal de Saúde de Fortaleza, no tocante a Humanização.

Dentre as ações, destacou-se a implantação do Acolhimento, marca impressa pelos atores que fazem a Política de Humanização no município. Esta diretriz facilitou o processo de re-significação da relação da equipe de saúde com os usuários, sujeitos de sua própria história, que se constroem e são construídos socialmente, na relação com o outro. Com o Acolhimento com Classificação de Risco na Rede Hospitalar e o Acolhimento com Avaliação de Risco e Vulnerabilidade nas Redes Assistenciais da Atenção Básica e Saúde Mental, alcançou-se uma transformação nos processos de trabalho, garantindo acessibilidade, a responsabilização e o vínculo, com a participação ativa da comunidade, considerando as limitações e capacidade de resolução das Unidades de Saúde.

A Política de Humanização em Fortaleza está articulada com a Política de Educação Permanente, consideradas eixos estruturantes e transversais ao Sistema de Saúde, proporcionando muitas transformações no Sistema de Saúde de Fortaleza, no que concerne a resolutividade, a dimensão relacional e mesmo ao maior respeito e consideração da cidadania.