FÓRUM DE GTH’S EM HOSPITAIS DE FORTALEZA: UMA REDE QUE TECE HUMANIZAÇÃO

11 votos

 A POLÍTICA MUNICIPAL DE HUMANIZAÇÃO DE FORTALEZA, implantada a partir de 2005, constitui-se de um conjunto de diretrizes, ações e estratégias de conscientização e educação permanente junto aos atores envolvidos com o Sistema de Saúde local, visando melhorias na qualidade da produção da saúde nas redes assistenciais, através de práticas de co-gestão que levem ao cuidado e a resolutividade, favorecendo a reorientação do modelo de atenção.

Para fomentar os Grupos de Trabalho de Humanização – GTH’s, na rede hospitalar própria, foi implantado o Fórum Municipal Intinerante de GTH’s. Este Fórum é um espaço aberto à participação dos membros dos GTH’s dos nove hospitais que compõem esta rede.
Em diálogo com os participantes do fórum do GTH, vimos que ele é definido como: “oportunidade de troca de experiência de humanização, proporcionando crescimento”; “momento de reflexão, socializando vivências”; espaço de construção coletiva, enriquecedor e fomentador de idéias”; “espaço terapêutico em que se relata dificuldades e todos colaboram para superação”; “espaço de encontro de experiências e vontades na melhoria das práticas cotidianas da saúde”.

Os encontros acontecem, a cada mês, em um hospital da rede. A mobilização, o registro da memória e o primeiro momento de acolhimento aos participantes ficam sobre a responsabilidade do GTH da unidade que sediará o encontro. As pautas das reuniões são propostas no encontro anterior, orientados por um Planejamento realizado no início de cada ano. À SMS cabe o papel de articuladora e animadora do processo. Ao término de cada ano, temos avaliado os trabalhos desenvolvidos e celebrado os caminhos percorridos, através dos Encontros Anuais de Integração e Fortalecimento dos Grupos de Trabalho de Humanização – GTHs da Rede Hospitalar própria da Saúde de Fortaleza.

Como resultados deste compartilhar, podemos citar a integração das unidades hospitalares, um maior envolvimento dos trabalhadores, gestores e conselheiros locais de saúde no processo de humanização; a oportunidade de aprendizado coletivo e contextualizado acerca da Política de Humanização e de seus conceitos, o surgimento de práticas inovadoras locais de humanização, a articulação das Políticas de Humanização e de Educação Permanente; a implementação/fortalecimento de dispositivos da PNH, como Acolhimento com Classificação de Risco, Visita Ampliada, Clínica Ampliada, Ouvidoria, Carta de Direitos dos Usuários, ambiência, dentre outros.

Neste percurso, o Fórum do GTH coloca-se como uma estratégia que articula os atores implicados na construção da humanização da rede hospitalar, alimentando a vontade e o compromisso em tecer novas relações na rede de co-gestão do cuidado humanizado.