HumanizaSUS convoca reformulação da “Carta dos Usuários”

13 votos

 

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) está convocando seus consultores e apoiadores para uma tarefa essencial na consolidação de um SUS resolutivo, democrático e solidário: a reformulação da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde.

Lançada pelo Ministério da Saúde em 2006, a carta é uma importante ferramenta para a divulgação dos direitos daqueles que utilizam o Sistema Único de Saúde e a promoção do protagonismo destes usuários. Agora, por solicitação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a publicação será reformulada com o objetivo de acolher críticas e sugestões daqueles que representam este segmento.

A Política Nacional de Humanização integra o Grupo de Trabalho, montado no âmbito do Ministério da Saúde, responsável pela reformulação da carta – que, após reformulada, será repactuada no CNS. Traduzir de forma clara e didática os direitos dos usuários do SUS com relação aos serviços de saúde é o grande objetivo deste trabalho, para o qual todo o Coletivo HumanizaSUS está convocado a participar.

As contribuições podem ser enviadas através desta Rede HumanizaSUS e serão reunidas e apresentadas ao Grupo de Trabalho. O texto original da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, nas versões ilustrada e integral, está disponível aqui. Aguardamos a sua contribuição!