Mostra HumanizaSUS Manaus valoriza SUS que dá certo na cidade

13 votos


No próximo dia 12 de novembro acontece a I Mostra HumanizaSUS Manaus, valorizando as iniciativas do SUS que dá certo. A exposição, no Parque Municipal do Idoso, apresentará durante todo o dia diferentes experiências de humanização da saúde desenvolvidas na capital do Amazonas e visa  ampliar os grupos de trabalho em humanização e incentivar o surgimento de novas iniciativas.
 

A partir das  Mostras Distritais que aconteceram em junho nas diferentes regiões sanitárias de Manaus, 14 experiências foram selecionadas pelas secretarias municipal e estadual de saúde e  Conselho Municipal de Saúde para a composição da I Mostra HumanizaSUS Manaus.

 

Essa iniciativa é  um dos desdobramentos do processo de trabalho da PNH no SUS de Manaus. Nos serviços de saúde,  o dispositivo implantado é o grupo de trabalho de humanização (GTH) e há intenso debate sobre a PNH. “Queremos dar visibilidade ao movimento pela humanização nos serviços da rede municipal iniciado em 2006, com a implantação do HumanizaSUS Manaus em consonância com a PNH.” afirma a  assistente social responsável pela PNH na cidade, Ademarina Cardoso.

 

A I Mostra HumanizaSUS Manaus conta ainda com variada programação cultural que envolve teatro, coral e paródias de grupos dos distritos sanitários leste e oeste.

 

Confira a programação e participe! A entrada é franca! 

08: 30 – Abertura
9h20 – Divulgação da Carta dos Usuários da Saúde na POLIL – Policlínica Ivone Lima (Psicólogo Antonio Charles Nogueira).
9h40 – Construindo o HUMANIZASUS – UBS Japiim (Gestora Maria de Fátima Vale Palheta)
10h – Pesquisa de Satisfação DGTES – Núcleo Central (Estatístico Ezio Lacerda Lopes).
10h20 – Atendimento Domiciliar Humanizado aos Pacientes em Situação Especial – UBS Amazonas Palhano (Enfermeira Maria Goretti do Nascimento Marcelino)
10h40 – Oficina de Humanização da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – HumanizaDGTES – Núcleo Central (Pedagoga Charlene Santos)
11h – Oficinas de Sensibilização sobre a Política Nacional de Humanização – Distrito Leste – (GTH Distrito de Saúde Leste).  
11h20 – Ações de Humanização Desenvolvidas na Unidade – UBS Lucio Flávio (Assistente Social Ana Claudia de Souza Silva).
11h40 – Saúde da Pessoa Idosa – UBS Ida Mentoni (Gestora Geralda Jasen)
14h20 – Atendimento Humanizado a Pessoa Idosa – (Gestora Nadia Alcântara)
14h40 – Projeto de Atenção à Saúde do Idoso: Grupo da melhor idade –UBS Theodomiro Garrido – (Assistente Social  Marineise Ribeiro de Almeida)
15h – Apresentação Cultural – Dança Japonesa dos idosos
15h20 – Programa Planejando Aposentadoria – Núcleo Central (Assistente Social Ana Cristina Cruz)
15h40 – Melhorias na Ambiência – Policlínica Dr. José Antonio da Silva (Assistente Social Loiana Alencar de Melo)
16h – Reciclando o Lixo, Alimentando o Cidadão – UBS N-09 (Médica Fátima Espindola)
16h20 – Humanização em Ação no Reino da Boca Saudável – UBS Vila da Prata (Cirurgiã Dentista Rosinete Taketomi Fujimoto)
16h40 – Premiação
18h – Encerramento