O que é o Espaço Ekobé?

12 votos

Com a divulgação da programação da Mostra HumanizaSUS aqui em Fortaleza, uma pergunta que tem se tornado recorrente é a seguinte: "O que é o Espaço Ekobé?".  "O que as pessoas fazem ali?"Onde fica esse espaço?" Do meu ponto de vista os companheiros que ali desenvolvem seu trabalho estão fazendo uma prática que revoluciona paradigmas em saúde. Durante muito tempo práticas populares e/ou alternativas em saúde sempre receberam rótulos negativos de boa parte das disciplinas que se arrogavam o direito de serem donas do saber e únicas autorizadas a ditarem valor de verdade sobre as práticas de saúde. Com o tempo, ao ficar demonstrado empiricamente que determinados saberes tidos como "místicos" ou "falsos" na verdade possuem efetiva capacidade terapêutica, começam a ser "disputados a tapa" pela lógica de mercado das corporações. É o caso, por exemplo, da acumpuntura nos dias de hoje. No passado, relegada como superstição oriental, e hoje, tentando ser abarcada por legislações que a tornariam prática médica exclusiva. Mas tenho o orgulho de apresentar a vocês o ESPAÇO EKOBÉ. A Materia a seguir  foi retirada do sítio da SMS de Fortaleza. Seria muito interessante que depois os companheiros do espaço viessem a rede falar sobre o cotidiano do trabalho.

                                     Oca Terapêutica

"A Comunidade de Fortaleza tem à sua disposição gratuitamente uma série de terapias alternativas para possibilitar a melhoria das condições de saúde. Através de um convênio entre o projeto Cirandas da Vida, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Espaço Ekobé e a ANEPS (Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde) são oferecidas atividades de cuidado como Reiki, massoterapia, biodança, dentre outros.

As atividades funcionam de segunda à sexta, nos três turnos, no Espaço Ekobé, localizado no Campus do Itapery, na UECE. Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao local pela manhã ou à tarde. A maioria dos atendimentos é individual, mas em alguns momentos os cuidadores realizam vivências em grupo.

Todas as terças-feiras, a partir das 17h30min, há um grupo de biodança facilitado por Reni Dino, do Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim. Na segunda quinzena de novembro irá começar um grupo de terapia comunitária aos sábados, a partir das 9 horas.  

CONHEÇA AS ATIVIDADES OFERECIDAS:

SEGUNDA: Reiki, Massoterapia e Reflexologia

TERÇA: Atendimento Terapêutico das Afro-Religiosidades, Reiki, Massoterapia e Biodança

QUARTA: Massoterapia e Reiki

QUINTA: Massoterapia, Reiki, Reflexologia, Vivência de Farmácia Viva e Agricultura Orgânica

SEXTA: Massoterapia, Reiki e Vivência com COMOV

SÁBADO: Terapia comunitária  

SAIBA MAIS – O espaço Ekobé pretende formalizar a integração entre as práticas populares de cuidado e promoção à saúde – produzidas nos movimentos populares, através da ANEPS –, o saber acadêmico e as políticas públicas de saúde. O equipamento foi construído em área estratégica do campus da UECE e funciona de forma permanente, sob a coordenação da ANEPS e dos movimentos que a constituem."

Matéria retirada de
https://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9596&Itemid=78