2º Seminário Estadual de Humanização na Saúde: Experiências exitosas no contexto da humanização na saúde do Amazonas;

8votos

No dia 19 de dezembro foi realizado o 2° Seminário Estadual de Humanização na  Saúde: Experiências Exitosas no Contexto da Humanização na Saúde do Amazonas, em parceria com a Escola de Formação Profissional Enf. Sanitarista Francisca Saavedra – ETSUS – CETAM.

O objetivo do Seminário foi divulgar experiências exitosas de humanização vivenciadas em unidades de saúde do estado do Amazonas, no sentido de fortalecer as práticas humanizadas de atenção e gestão no SUS de acordo com o que preconiza a PNH/SUS/MS.

No primeiro momento foi  apresentado o Núcleo Estadual de Humanização do Amazonas  – Histórico e desafios e,  em seguida foram apresentadas sete experiências do SUS QUE DÁ CERTO , sendo seis desenvolvidas em unidades da rede de saúde do estado (Maternidade Balbina Mestrinho, Pronto Socorro da Criança Zona Sul, Fundação CECON, Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV)), Complexo Regulador do Amazonas e Departamento de Saúde coletiva da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

As experiências configuraram espaço de conhecimento/apropriação/invenção de ferramentas que proporcionaram aos participantes, analisar os modos de organização e produção do trabalho, os modos de produção de si mesmos a partir da realidade  onde estão inseridos.

Participaram do evento 180 trabalhadores e gestores das unidades de saúde do estado.