Curso Formação de Apoiadores da PNH-SP: Oficina Experimentando a redehumanizasus.net

11 votos

Estamos no último mês do Curso de Formação de Apoiadores da PNH de SP e é com enorme entusiasmo que acompanhamos as intervenções, as mudanças operadas em cada um de nós, em nossas posições subjetivas, em nossas práticas, nos serviços do SUS, a partir dos processos disparados.

Enquanto coordenação vimos acompanhando — através de freqüentes reuniões com os formadores e apoiadores pedagógicos ou diretamente em EPs locais –, cada dificuldade enfrentada, cada estratégia criada para o enfrentamento das dificuldades, cada recuo, cada recomposição de forças, cada conquista! Torcemos, entramos nos arranjos e comemoramos junto.

A uma distância relativa, porém profundamente próximos, temos o privilégio de uma visão de conjunto. E o que temos visto é gratificante. Vai se tecendo uma rede de sustentação de processos de produção de saúde, de produção de vida em grupo, de companhia para resistir à condição solitária que os tempos contemporâneos nos impõem.

Alguns têm dito: “se parasse por aqui já teria valido a pena, o curso já teria feito função”. Mas, queremos mais e este querer mais é um querer de muitos de nós, senão da grande maioria dos que estamos neste Curso.

A questão da sustentabilidade de tudo que disparamos e que ainda dispararemos, até dezembro, já se coloca na ordem do dia. O Curso termina, porém, as ações disparadas e os movimentos transformadores, alguns deles, apenas começaram. Como manteremos as chamas acesas? Como nos manteremos acompanhados? Com quem discutiremos nossas práticas e reorientaremos os rumos? Como manter nossa rede aquecida de afetos, de análises do SUS, de conceitos, dispositivos e ferramentas de intervenção? Não queremos nos desgarrar das forças que juntamos e em que nos constituímos.

Aqui, nossa criatividade, temos visto, precisa ser ativada ao extremo. Estamos pensando, inventando perspectivas e, dentre as várias possibilidades arroladas, a redehumanizasus.net se coloca imediatamente à mão como uma rede viva, espaço de relações, de composição de forças, compartilhamento de experiências de um SUS que dá certo, produção de conhecimento, trocas, ampliação de nossa potência de invenção da vida no SUS.

Assim, estamos organizando uma entrada coletiva nesta rede e, para tanto, preparando um Encontro Geral extraordinário para os apoiadores em formação conhecerem com mais detalhes e em profundidade o que ela nos possibilita, como explorá-la em suas inúmeras ofertas de relações e encontros. Estamos preparando uma capacitação para o uso da rede.

No início de nosso Curso, fevereiro de 2008, não previmos Encontro Presencial para uma capacitação desta natureza porque a rede humanizasus.net existia tão somente enquanto desejo. Neste momento em que ela existe de fato, e se coloca como um recurso a favor da manutenção de nossos vínculos aquecidos, inserimos em nossa programação dois dias de trabalho presencial a mais, dias de vivência em rede mediante a metodologia inovadora da Escola do Futuro.

Experimentando a redehumanizasus.net” é a Oficina que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2008, no Cefor, Vila Mariana, sob a condução da Escola do Futuro da USP (laboratório interdisciplinar que investiga como as novas tecnologias de comunicação podem melhorar o aprendizado em todos os seus níveis).

Contaremos com a grande maioria dos apoiadores, sabedores que somos da relevância de tal atividade para a sustentabilidade de nossas ações e para o aquecimento das discussões sobre perspectivas para 2009 que terão lugar em nosso último EP Geral de 9 e 10 de dezembro, data do encerramento oficial de nosso Curso.

Esta capacitação para o uso da redehumanizasus.net é a primeira de uma série de capacitações que poderão acontecer com apoiadores de outros cursos em andamento no Brasil tais como os de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo, ou de cursos em vias de começar como os do Rio de Janeiro, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, Roraima.