I Sem Humanização no MT e finalização do Curso Tecendo Redes

9 votos

Em parceria com Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Mato Grosso (SES/MT) e Secretaria Municipal de Cuiabá (SMS), a PNH Nacional realizará nos dias 8 e 9 de Maio de 2008 no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, o I Seminário de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde. Neste momento concluiremos o curso “Tecendo Redes” que teve como objetivo central: o fortalecimento da rede saúde na região.

O seminário contará com a presença do coordenador nacional da PNH Dário Pasche e as consultoras Maria Elizabeth Barros de Barros, Maria Esther Albuquerque, Maria Elizabeth Mori e Serafim Santos além das formadoras Eliana Carvalho e Simone Eineck. São esperados em torno de 400 participantes no evento. O Seminário tem como objetivo ampliar o debate iniciado no curso sobre novas formas de atenção e gestão de Saúde no Estado. Apresentaremos as experimentações das 13 Unidades de Produção voltadas para um no modo de colocar em prática o “SUS que dá certo”.

“Trata-se de um marco histórico da PNH na região, dando continuidade a este movimento de produção de redes de saúde comprometidas com a defesa da vida, incentivando a atuação humanizada dos trabalhadores da Saúde”, explicou a gerente estadual de Humanização, da SES, Eneida Vandoni, no site da SES-MT. “As inscrições para o I Seminário de Humanização ficarão abertas até o dia 30 de Abril, visto que as vagas serão limitadas”.

PROGRAMAÇÃO – O I Seminário de Humanização terá abertura oficial às 8h30 do dia 8 de Maio (quinta-feira). Dário e Beth Barros farão as falas principais da manhã: Co-gestão em Saúde e Da Dor ao Prazer, seguidos de debate. Na parte da tarde os participantes do Seminário se dividirão em quatro Mesas de Comunicação Coordenada onde serão apresentados os trabalhos conduzidos durante o curso pelas UPs: Plano de Ação do Pronto Socorro (Mesa I); Plano de Ação do Programa Saúde da Família (Mesa II); Plano de Ação da Atenção Secundária, de Saúde Mental e de Controle Social (Mesa III); e Plano de Humanização para o Estado e uma proposta pedagógica sobre o Processo de Formação (Mesa IV).

Na sexta-feira (09/05) o seminário continua com o tema da formação. Neste momento a equipe de coordenação apontará os desafios da experimentação do curso que seguiu o princípio do estudo-intervenção.

Aproveito este espaço para agradecer aos consultores que estiveram conosco no curso: Ricardo Teixeira, Claudia Abbês, Flávia Barros, Adriana Mafra, Eduardo Passos, Gustavo Cunha, Ana Heckert, Dário Pasche. Maria Esther Vilela, Serafim Santos e Beth Barros. .

Obrigada pelo apoio de todos vocês! Fizemos diferença na Saúde do MT com as nossas intervenções

Beth Mori