“O que é bonito é pra ser divulgado”

9 votos

Fui fazer uma visita a maternidade do Satélite, bairro de Teresina-Pi, fiquei surpreza, é um exemplo e tem que ser copiado.
Lá tem um lindo trabalho sendo desenvolvido, "PARTO HUMANIZADO", uma maravilha se em todas as maternidades podessem ser como é lá. É um ambiente planejado nos mínimos detalhes no que diz respeito ao bem estar das gestantes que ali chegam, todos as enfermarias climatizadas, no máximo 3 leitos por enfermaria, com direito a berço para o bebê ficar sempre pertinho da mãe, em casos que precisem de cuidados especiais, tem salas eguipadas, a sala de pre parto é equipada com cadeira de massagem e com direito a acompanhante, isso para que a parturiente se sinta mais tranquila com a presença de um familiar, na sala de parto, as camas são elétricas, isso faz com que fique na posição que elas desejarem, mais confortavel na hora do parto. A eguipe de enfermagem fazem cursos preparatórios na área de humanização.
Existem  10 passos que são muito importantes lá dentro e que já lhes renderam muitos reconhecimento pelo gonverno federal.

*Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda equipe de saúde
*Treinar toda equipe de saúde capacitando-a para implementar essa norma
*Orientar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno
*Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê
*Mostrar a mãe como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos
*Não dá ao recem nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento tenha uma indicação  médica
*Praticar o alojamento conjunto permitir que mãe e beber permaneçam juntas 24 horas por dia
*Encorajar o aleitamento materno sobre livre demanda
*Não dar bicos atificiais ou chupetas à crianças amanmentadas ao seio
*Encorajar as mães, por ocasião da alta hospitalar, para grupos de apoio ao aleitamento na comunidade ou em serviços de saúde.

Bom! é realmente um trabalho bem humanizado
Parabéns.