Vigilância Sanitária propondo educação permanente através de Rodas de Conversas

11 votos

A Apoiadora Institucional em formação, Ângela Adams Martins, coordenadora da Vigilância Sanitária em Pejuçara,RS, propôs rodas de conversas mensais com estabelecimentos comerciais como uma forma de ampliar a co-responsabilidade da comunidade com a produção de saúde. Fazendo dessa atividade um espaço de educação permanente, colocando em questão os estabelecimentos comercias. Mas, principalmente formatando uma nova rede de saúde, aposta na coletividade.
 

A notícia foi divulgada no jornal local:
Aconteceu no dia 22 de dezembro,em Pejuçara o primeiro encontro do Curso de Formação de Agentes Locais em Vigilância em Saúde – Vigilância Sanitária, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Pejuçara através da equipe de Vigilância em Saúde, destinado aos manipuladores de alimentos e/ou aqueles colaboradores que estão em contato direto com os alimentos dos estabelecimentos comerciais de Pejuçara. O curso contempla as ações do Plano de Ação em Vigilância Sanitária Municipal. Serão realizados encontros mensais no decorrer do ano de 2009, com a abordagem de diferentes assuntos e legislações pertinentes à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Neste primeiro encontro, a atividade educativa foi ministrada pela nutricionista e coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal Ângela Adam Martins, com a abordagem sobre os cuidados com os alimentos: higiene, conservação, manipulação, armazenamento. Durante a atividade foi distribuído material educativo sobre o assunto, a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, conforme Resolução RDC n°216/2004, que aborda questões referente às DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos), temperatura de armazenamento e conservação dos alimentos, higiene no local de trabalho e na manipulação de alimentos. São informações importantes para proteger a saúde da população, através da prevenção de doenças e promoção da saúde.

O objetivo destas atividades é a prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), visto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para a prevenção destas doenças devido sua incidência. A OMS estimulou a ocorrência anual de 1,5 bilhões de casos de diarréia em menores de 5 anos e de 3 milhões de mortes por terem ingerido alimentos contaminados. Esse período de altas temperaturas é propício para a multiplicação de microrganismos nos alimentos, provocando sua contaminação. Capacitar os manipuladores de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores, visto que estes estão em contato direto com os alimentos.