SUS vai ampliar uso de medicamentos fitoterápicos!!!

10 votos

SUS vai ampliar uso de medicamentos fitoterápicos

O governo federal vai ampliar o uso de medicamentos fitoterápicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o Ministério da Saúde coloca à disposição de prefeituras recursos para a aquisição de dois fitoterápicos. A previsão é que, em 2009, passe para cinco novos medicamentos.

Em dezembro de 2008 foi aprovado o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com mais oito ministérios. Desde 2007 o SUS fornece medicamentos à base de espinheira santa, para tratamento de gastrites e úlceras, e guaco, para tosses e gripes.

Atualmente 350 municípios em 12 estados distribuem estes medicamentos na rede pública de saúde. De acordo com Nascimento, o objetivo é aumentar o número de cidades que utilizam fitoterápicos e a variedade da substâncias disponíveis. Os medicamentos fitoterápicos utilizados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente são 119 empresas privadas registradas pela agência.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde vai concluir e divulgar uma lista de plantas medicinais que são objeto de interesse do SUS. A relação será utilizada pelos ministérios para focar as ações específicas de cada área para a produção, desenvolvimento e pesquisa dessas plantas.