A Humanização em debate no Forum Social Mundial 2009

15 votos

Coordenação Estadual de Humanização através da Diretoria Técnica/SESPA, em parceria com o Ministério da Saúde e demais instituições, estarão participando de duas atividades no Fórum Social Mundial, as quais serão desenvolvidas na área livre coberta denominada de “Vadião” e no anfiteatro/coreto na UFPA, situados às margens da Baia do Guajará. A delimitação do espaço foi feita pelo Comitê Central de Apoio ao do FSM em 01.08.08, após reuniões realizadas naquela sede pela Coordenação Estadual de Humanização, quando a proposta da atividade foi discutida e posteriormente aceita, o que determinou a definição do território em termos espaciais.
 

  • É importante destacar que tais ações foram propostas como parte do movimento social em prol da humanização do SUS, do qual fazem parte trabalhadores e usuários do SUS, considerando a natureza do evento e suas peculiaridades como espaço de discussão da sociedade. O objetivo de tal iniciativa é criar um espaço de reflexão sobre o SUS, analisando-se as dificuldades, conquistas e desafios.

Como estratégia para fomentar as reflexões, serão realizadas duas atividades:

“Mostra Interativa HumanizaSUS com o tema: O SUS QUE DÁ CERTO”, exposição itinerante que tem percorrido alguns Estados brasileiros com o objetivo de refletir sobre as experiências exitosas realizadas no âmbito do SUS. A programação tem a parceria do Ministério da Saúde/Coordenação Nacional da Política Nacional de Humanização e Secretária de Estado de Saúde Pública – SESPA/Coordenação Estadual de Humanização, que estarão participando das discussões.

“Espaço de Conversa”: “HUMANIZAÇÃO: COMPROMISSO COLETIVO NA PRODUÇÃO DE SAÚDE”. O objetivo desta ação é congregar pessoas de diferentes grupos e movimentos sociais para debaterem os avanços e desafios da humanização da gestão e atenção em saúde, inclusive colocando em análise o papel da PNH (Política Nacional de Humanização) como proposta de política pública. Várias representações da sociedade civil e entidades governamentais e não governamentais serão convidadas a participar dos debates que incluirão temas como humanização, integralidade, transversalidade, direitos dos usuários, gestão participativa, entre outros. Nessa atividade, serão exibidos filmes premiados da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, voltados para a informação e educação em saúde.

O movimento pela humanização do SUS, operando com o princípio da transversalidade, lança ferramentas e dispositivos para consolidar redes, vínculos e a co-responsabilidade entre usuários, trabalhadores e gestores, englobando os diferentes níveis e dimensões da Atenção e da Gestão, a partir de possibilidades e experiências concretas. É neste entorno que se inserem as atividades do Fórum Social Mundial – 2009, enquanto espaço único de participação e diálogo de diferentes atores sociais, um espaço ímpar, de fortalecer e dar concretude ao SUS QUE DÁ CERTO.