Mostra HumanizaSUS estréia no Fórum Social Mundial com novidades

15 votos

 

 

No primeiro dia de Fórum Social Mundial, em Belém – PA, a Mostra Interativa HumanizaSUS, o SUS que dá certo encantou os participantes e estreou um novo jogo eletrônico. A partir dos depoimentos dos diferentes visitantes da mostra desde sua estréia, em junho de 2008 em Vitória – ES, a equipe de informática disponibilizou um software que possibilita a exibição desses depoimentos. Esta novidade incentiva ainda mais aos participantes da Mostra a deixarem seu depoimento após a visita à exposição, que ofereceu também espaço para rodas de conversa e exibição de vídeos.

Pela manhã, a roda de conversa sobre a Humanização do SUS foi conduzida pelas consultoras da PNH Edna Moura, Sandra Aguiar e Ana Rita Trajano, que discutiram a história do SUS e a importância da Política de Humanização. Elas enfatizaram que o Fórum Social Mundial é espaço de fortalecimento da rede social, da qual a saúde faz parte, e portanto, é espaço de divulgação dos dispositivos e diretrizes da PNH.

O conselheiro de saúde Roger Lobo, de Marabá – PA, participou da roda e acredita que trazer o HumanizaSUS para o Fórum Social Mundial é uma excelente oportunidade de publicizar o lado bom do SUS. “É preciso externalizar como o sistema público de saúde funciona, pois se buscamos o bem estar social, físico e psicológico das pessoas, elas precisam ter consciência disso.” afirmou ele.

Após a roda de conversa, o grupo Coletivo de Artistas Produtores e Técnicos da área de Teatro, de Macapá- AP, apresentaram uma peça teatral com o tema da prevenção às DSTs e Aids. O grupo, que existe há seis anos, deverá se apresentar durante todo o Fórum Social Mundial no espaço da Mostra HumanizaSUS, após as rodas de conversa. À tarde, foi exibido o vídeo da Fiocruz Oswaldo Cruz na Amazônia.

Na quinta-feira estão previstas a exibição de dois vídeos da Política Nacional de Humanização, um vídeo da Fiocruz e também uma roda de conversa pela manhã, com o tema da co-gestão.

Para outras informações da participação da Política Nacional de Humanização no Fórum Social Mundial, clique aqui.