Humanizar o humano! E agora?

11 votos

Ao ler o último post da Mariella, em que Josélio,  trabalhador da saúde, em Marabá – PA, faz a seguinte pergunta, quase Shakespeareana, "Se somos humanos, por que temos que nos humanizar?".
Realmente, "ser ou não ser, eis a questão!".
Pronto, a partir daí pensamos o que leva a querermos nos humanizar se somos humanos…

"É Marx, terei de usá-lo…".

Humanização:
Marx utiliza a categoria trabalho para explicar a humanização, ou seja, o homem se diferencia da condição de animal a partir do momento em que ele produz seus próprios meios de sobrevivência.
          Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião e por tudo que se queira. Mas eles próprios começam a se distinguir dos animais logo que começam a produzir seus meios de existência (MARX e ENGELS, 1989, 13).

Pois bem, a nossa humanização, a que queremos, consiste em que?
Em dar a nós, humanos?, a verdadeira condição de humanos, ou nos tirar da condição de humanos e nos transformar em máquinas que trabalhem sem reclamar?
Que fique bem claro que não estou a criticar nem a defender nada, apenas estou externado minhas dúvidas, para que, se alguém quiser, me ajudar a esclarecer.
"Vamos humanizar nossos funcionários!" "Vamos fazer com que eles percam toda a sua subjetividade… vamos torná-los objetivos!".

Até mais…