HumanizaSUS no Seminário 25 anos Saúde da Mulher

11 votos

 

A humanização do parto e nascimento é  um importante desafio da saúde pública brasileira, que precisa ser priorizado. Esta afirmação fez parte do discurso do ministro da saúde José Gomes Temporão  durante a abertura do Seminário 25 anos Saúde da Mulher e Cairo +15, realizado de 09 a 11 de março em Brasília- DF.

 

Cerca de 300 participantes de todo o país debateram durante  três dias questões relevantes e polêmicas na área da saúde da mulher. A partir de  um resgate histórico do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que apontou para a necessidade de se tratar a mulher para além do aspecto reprodutivo, foram discutidos temas como o aborto, a transversalidade do tema saúde da mulher, questões de gênero, especificidades e vulnerabilidades, entre outros.

A consultora do HumanizaSUS Sonia Lansky participou do debate “A saúde da mulher e a integralidade das linhas de cuidado”, enfocando a humanização do atendimento. A pediatra fez uma apresentação da PNH e apontou como desafio importante a necessidade de superar as desigualdades em saúde da mulher. Segundo ela, o HumanizaSUS trabalha para que se garantam pontos básicos de acolhimento, como a necessidade de a gestante ter uma referência para o parto – e não ficar peregrinando de hospital em hospital durante o trabalho de parto -,  o direito ao acompanhante e também métodos de alívio da dor durante o parto.

Vídeos do HumanizaSUS
A Política Nacional de Humanização esteve presente no evento também através da exibição do vídeo “Mulheres”, produzido a partir do hino nacional com  imagens de brasileiras fotografadas  por Radilson Carlos Gomes ao longo dos cinco anos da PNH. Os vídeos que fazem parte da Mostra Interativa HumanizaSUS, o SUS que dá certo, a coletânea de experiências do HumanizaRio e vídeos com conceitos do HumanizaSUS também foram exibidos no estande do Ministério da Saúde.