Um desafio às margens de um Rio!

11 votos

Nas margens do Rio São Francisco, Velho Chico, Opará ou Rio da Integração Nacional, iniciamos uma viagem na embarcação da Humanização.
 
O convite a esta jornada veio através da nova gestão da saúde da cidade de Juazeiro (BA), que numa atitude inovadora propôs na constituição do organograma oficial da secretaria municipal de saúde a existência de uma Diretoria de Humanização, Gestão do Trabalho, Participação e Controle Social (DHUGETCS). Nosso secretário Ubiratan Pedrosa, grande parceiro da PNH, fez o convite no início de janeiro a Dário Pache (Coordenador Nacional da PNH) e Tiago Feitosa (Apoiador Regional Nordeste I) a uma visita à região do sertão do médio Vale do São Francisco para promover este diálogo e estabelecer o primeiro contato com as secretarias municipais de saúde de Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco). Estas duas cidades vizinhas, cantadas em versos e prosas pela cultura popular, separadas pelo grande rio e unidas por uma ponte, na última segunda-feira, 16 de março, receberam então pela segunda vez o apoiador regional Tiago Feitosa para dar início à construção de uma política regional de Humanização. O encontro foi um momento especial de discussão, troca de experiências e elaboração de propostas de implantação dos dispositivos da PNH na rede de atenção básica e rede hospitalar nos dois municípios.
 
As águas começam a rolar, aliás, muitas águas ainda vão passar por debaixo dessa ponte! E a tripulação prepara-se para esta longa e desafiadora viagem…