ACORDOS E ENCONTROS CRIAM POSSIBILIDADES DE FORTALECIMENTO DA PNH NO SUS-PI

13 votos

 

 

O período de mudança política trouxe a necessidade de novas pactuações com os gestores das secretarias municipais sobre os arranjos de gestão da PNH. Na segunda semana de março esse compromisso foi repactuado com a equipe da Fundação Municipal de Teresina e seus gestores, contando com a presença do Coordenador da Regional Nordeste II, Erasmo Ruiz.
A implementação da PNH no município aponta para as possibilidades de desenvolvimento da política nos territórios da atenção básica e sua articulação em rede. Construir interlocuções entre os diferentes níveis de atenção, as instâncias do SUS e a formação de coletivos locais estão entre os desafios a serem superados. 
O desejo dos trabalhadores, gestores e representações dos usuários se acresce às diretrizes e dispositivos que a PNH propõe para o fortalecimento do SUS. Ações de sensibilização, fóruns e rodas deverão disparar processos de repensar os processos de trabalho iniciados em 2008 com ampla participação de todos. Pois é com este fazer coletivo que a cada momento amplia a inclusão de sujeitos, o refletir o trabalho, e se constroem inventivas de acolhimento e co-gestão.
É preciso uma prática implicada com a política pública, que ultrapasse os tempos de governo, para uma ação que se comprometa com uma ética do bem comum. Proposta que se apresenta nos espaços e papéis do apoio institucional e no cotidiano dos serviços aos profissionais, em um contexto entrecruzado por interesses diversos. Assumir a PNH como diretriz de gestão em si não garante que se efetive, é preciso o querer, o pensar-agir coletivo, o respeito às diferenças, e uma constância nas ações alicerçadas no método da inclusão com arranjos inovadores; além de muita energia e disposição para que mudanças ocorram na qualificação das práticas de atenção e gestão.
 
As equipes comprometidas com esses encaminhamentos seguem em busca da concretização de seus propósitos. O Comitê Estadual, que tem como coordenadora Ana Eulálio continua com o seu protagonismo, repensando sua composição e modo de operar os processos de trabalho. As unidades em tempos e ritmos diferentes caminham em busca da humanização nos serviços. Que estes movimentos se espalhem e contagiem cada vez mais o SUS em Teresina.
Annatália Gomes – Consultora da PNH/PI
Erasmo Miessa Ruiz – Coordenador da PNH Regional NE II