Redes…de redes…de redes…

13 votos

Sábado, dia 28/03/2009, encontramo-nos, a UP HumanizAÇÕES, em Santa Maria, para fazer o trabalho sobre redes (que será postado até dia 03/04, pela Tutora, ou algum colega… então, o que escrevo aqui não é o resultado final, certo? Apenas, registros como memória"…).

Iniciamos a manhã conversando sobre nós, sobre nossos planos de intervenção… após, a tutora Ilse  Melo desenvolveu uma técnica para melhorarmos a escuta uns dos outros (superimportante!).

Em seguida, sentamos-nos no chão, em duplas ou trios para tentarmos materializar em cartazes aquilo que, a partir de tudo que experienciamos/lemos/escutamos/conversamos sobre redes…

 Surpresa foi filmarmos os relatos, pois todos não estavam esperando por isso, "produzirmos um vídeo para a RHS". Havíamos comentado, contudo não combinamos, aconteceu ao natural e o resultado será postado aqui em breve.

 Falando sobre redes, percebo a diferença agora. No momento em que reconhecemos a importância da potência das redes afetivo-cognitivas para disparar produção de subjetividades, de "reconhecimentos do outro como um legítimo outro", e a partir dessas pensarmos como alterar, criar mobilidade nas redes de serviços, compondo com redes sociais mais equânimes, a PNH se encaixa perfeitamente.

 E, para mim, o que Ricardo Teixeira disse no último EPG em POA/RS, causou um resgate de tudo que acredito, "Essas redes só ganham vida se por dentro delas passam essas redes sociais… quando elas mesmas são atravessadas por redes sociais". As redes de redes de redes de redes…

 Sim, redes quentes, transversalizadas. Aquecer redes, um desafio. Liane Rigui, também no último EPG/POA/RS, citando Milton Santos, disse: "Os cidadãos tem que terem acesso ao que necessitam, isso é cidadania". Pensando em cidadania, chamar todos para a roda, unindo as subjetividades, os afetos, vinculados, potentes, "fazendo reverberar" (Teixeira), trazendo aquilo que compõe, compondo "impactos emocionais/afetivos" (Teixeira), impactos sociais… redes de redes de redes…

 No vídeo, impossível estar tudo o que pensamos/conversamos sobre redes, mas será uma amostra. Na construção dessa rede, como disse Liane Rigui, que "rede é um conjunto de nós interconectados", vejo nesses nós, "cada um de nós", capazes de dar a mobilidade que precisamos: potência do coletivo, aquecendo redes de redes de redes de redes de redes…

 Abraço quente,

Luciane

Apoiadora Institucional da PNH

UP HumanizAÇÕES