Assista ao debate “A Questão do Matriciamento na ESF: desafios e estratégias de ação”

11 votos

A Política Nacional de Humanização (Ministério da Saúde) e o Centro de Saúde Escola do Butantã (FMUSP) realizaram na última sexta-feira, dia 3 de abril de 2009, no anfiteatro do CSEB-FMUSP, em São Paulo, um encontro/debate para problematizar, discutir, refletir coletivamente sobre o processo de implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e, mais especificamente, sobre a questão do apoio matricial.

Foi um momento ímpar! A participação de pessoas, presencial e virtualmente, ainda não foi inteiramente contabiizada, mas superou todas as expectativas. A qualidade do debate também foi excepcional e, pessoalmente, eu a classificaria como uma oportunidade privilegiada, seminal, de começarmos a formar, coletivamente, um conceito potente de matriciamento. Ajudou-me demais a clarear os desafios e as potencialidades envolvidas nesta proposta. Cada um poderá, agora, julgar a contribuição deste encontro/debate por si mesmo…

Para quem participou no dia, há a oportunidade de revê-lo; para quem não pôde ou não conseguiu participar, nem mesmo à distância, há a oportunidade de assisti-lo quando quiser e puder através deste post.

Abaixo, o registro integral do evento, dividido em sete partes.

Em anexo a este post, as apresentações de slides da Luiza, da Marcelina e do Gustavo, para facilitar o acompanhamento de suas falas.

Que, desta forma, o debate possa prosseguir e se relançar nesta Rede!

Bom proveito!

Parte 1 – abertura do seminário pelo José Ricardo Ayres e exposição da Maria Luiza Santa Cruz:

 

Parte 2 – exposição da Jurema Westin Carvalho:

 

Parte 3 – exposição da Marcelina Zacarias Ceolin:

 

Parte 4 – exposição do Gustavo Tenório Cunha:

 

Parte 5 – abertura do debate (primeira rodada de intervenções):

 

Parte 6 – continuação do debate (segunda rodada de intervenções):

 

Parte 7 – continuação do debate e encerramento do seminário: