Embalagens de medicamentos

10 votos

 

 

 

 

 

 

Está disponível para consulta pública a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de uma nova rotulagem de medicamentos. A finalidade é tornar as embalagens mais informativas com as novas alterações, e os consumidores podem contribuir com sugestões.

Entre as mudanças, estão o alerta de Não Dirigir nos medicamentos com efeito sedativo e a inclusão de informações em braile, na bula, para o consumidor com deficiência visual.

O nome de substâncias, a forma de utilização e cuidados de conservação, que atualmente são encontradas apenas na bula, também deverão constar no rótulo. De acordo com a proposta da Anvisa, o tipo de fonte e de impressão para a data de fabricação, prazo de validade e o número do lote do medicamento deverão ser padronizados e impressos em tinta (atualmente o lote e a validade são impressos em baixo relevo).

“A ideia é que até o fim do ano as empresas teriam a rotulagem [de seus medicamentos] pela nova regra”, afirmou a gerente-geral de Medicamento da Anvisa, Nur Shukair. O consumidor tem até o dia 11 de maio para sugerir as alterações e consultar o documento disponível no site www.anvisa.gov.br.