SAÚDE NA ESCOLA

11 votos

A questão da educação em saúde, como ferramenta da prevenção de doenças e da promoção da saúde, merece naturalmente mais atenção no contexto das atribuições das equipes do PSF/ESF.

Com unidades de saúde, às vezes minúsculas, com recepções pouco apropriadas, sequer ao acolhimento fundamental, como fazer educação em saúde em ambientes tão pouco propícios.

Surge a escola, geralmente mais arrumadas que as nossas unidades de saúde, pelo menos para as questões da educação em saúde, como grande alternativa a esta formidável ferramenta da prevenção de doenças e promoção da saúde.

Alagoas apostou nas "Escolas Promotoras da Saúde", o Ministério da Saúde vem com a proposta de fomento do PSE-Programa Saúde na Escola.

Para quem é oriundo do magistério universitário das ciências biológicas e da saúde, e atualmente atuando na "ponta", na linha de frente do "Saúde da Família", vejo com muito bons olhos, a estratégia de aproximação dos colegas da saúde, com aqueles que fazem o ensino fundamental e médio, em tantos rincões do nosso grande Brasil.