SEMANA DA MELHOR IDADE: PROMOVENDO SAÚDE E MULTIPLICANDO O CUIDADO

13 votos

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido pelos doutorandos Duanna Damaeska Nogueira e Helano Jader Batista de Almeida Junior, ambos do 9º período da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante o estágio supervisionado em Saúde Coletiva, na Unidade Básica Saúde do Vilar, localizada no município de Macaíba/RN.

A área adscrita da UBS possui atualmente 200 usuários idosos, dos quais 25 são portadores de comorbidades que cursam com diminuição da mobilidade, tornando-os dependentes para realização de Atividades Básicas da Vida Diária. Durante as visitas domiciliares realizadas junto à equipe da Unidade, detectou-se a necessidade de realizar uma capacitação para formação de cuidadores, uma vez que eram freqüentes dúvidas por parte de familiares de idosos acamados, a respeito de atividades relacionadas ao cuidado, como alimentação, deslocamento, higiene e administração de medicações dos pacientes. Além disso, não havia, por parte dos profissionais, treinamento específico e embasamento teórico para realizar orientações aos cuidadores.

Nesse contexto, surgiu a idéia de realizar atividades de capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde, a fim de torná-los multiplicadores das noções de cuidado, uma vez que, conforme a portaria nº 2.488/2011, é característica do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica “desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis”.

OBJETIVOS

É objetivo principal da atividade de intervenção promover a capacitação adequada de cuidadores de idosos acamados ou com mobilidade reduzida na área adscrita da UBS do Vilar, a partir da transferência de conhecimentos teóricos e ferramentas às Agentes Comunitárias de Saúde, para orientação e formação de novos cuidadores.

Objetivos secundários

– Esclarecer ACS’s quanto a atividades do cuidado, papel da equipe de saúde e noções sobre envelhecimento saudável.

– Retificar eventuais conceitos e práticas do cuidado que porventura estejam sendo transferidos equivocadamente aos cuidadores de idosos.

– Fomentar na equipe da UBS a cultura do debate em torno das necessidades de pacientes e cuidadores.

– Incentivar a distribuição e o preenchimento correto da Caderneta do Idoso

– Fornecer à UBS ferramentas necessárias para formação de novos profissionais multiplicadores do cuidado correto.

METAS

Ao final da atividade, pretendemos:

– Capacitar 100% das ACS’s com conhecimentos teóricos e práticos a respeito das atividades de um cuidador

– Fornecer para todas as ACS uma cartilha “Guia Prático do Cuidador”

– Disponibilizar, para a UBS, vídeo para capacitação de cuidadores, além de arquivos de apresentação de slides e cartilha fornecida para ACS’s

– Criar grupo de cuidadores de idosos na UBS do Vilar

METODOLOGIA

As atividades foram desenvolvidas em 2 etapas, durante 3 dias. A primeira
etapa aconteceu no dia 11 de outubro de 2012, na própria UBS, tendo como participantes as 3 Agentes Comunitárias de Saúde. Nesse primeiro momento, os doutorandos exibiram um vídeo intitulado “Cuidando do Idoso em Casa – Idosos Solidários”, desenvolvido pela Apsen Farmacêutica, em parceria com o Programa de Assistência Domiciliária do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. O vídeo tem duração de aproximadamente 50 minutos e aborda aspectos práticos do cotidiano de um cuidador, com imagens de exemplos reais. Logo após, foi iniciada uma roda de conversa para debater o conteúdo do vídeo, além de discussão sobre casos de idosos acamados na área de cada uma das agentes. Finalizando as atividades desse primeiro momento, foi realizada uma apresentação de slides, abordando temas como processo de envelhecimento saudável, Atividades Básicas da Vida Diária, papel da equipe de saúde, importância do preenchimento da Caderneta do Idoso e orientações para o caso de óbito. Também foi apresentada e distribuída para as ACS’s uma cartilha desenvolvida pelos doutorandos, tendo como base o “Guia Prático do Cuidador”, do Ministério da Saúde. A cartilha foi desenvolvida com o intuito de guiar as agentes nos temas a serem orientados ao familiares de idosos acamados, além de servir como ferramenta de consulta rápida.

O segundo momento da intervenção ocorreu nos dias 15 e 16 de outubro, quando foi realizada uma visita domiciliar com cada agente a uma residência que tivesse um idoso acamado ou com mobilidade reduzida. Durante as visitas, era solicitado ao cuidador que relatasse a história da doença do paciente, perguntando a ele, em seguida, se tinha dúvidas em relação as atividades do cuidado, procurando esclarecê-lo e fazendo outras orientações, conforme observado no vídeo exibido no momento de capacitação teórica. Esta etapa destinava-se, portanto, ao treinamento prático da atividade de orientar cuidadores de idosos, tendo cada agente o papel de multiplicador do conhecimento adquirido, o que constitui o objetivo
central desta intervenção.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As atividades desenvolvidas nos três dias foram avaliadas positivamente pela equipe da UBS do Vilar, uma vez que contribuiu para aquisição de novos conhecimentos e possibilidade de intervir na melhoria da qualidade de vida de idosos e seus cuidadores na área adscrita. Além disso, a estruturação da intervenção em duas etapas permitiu a observação prática dos conceitos adquiridos no primeiro momento e a oportunidade de orientar as agentes numa visita para esclarecer cuidadores, aumentando a eficácia do processo de aprendizagem, como também salientaram as agentes quando foram solicitadas a avaliar a intervenção.

Quanto aos objetivos e metas traçados inicialmente, a avaliação também foi positiva, uma vez que foram contemplados em sua maioria. No que diz respeito a capacitação teórica de todas as agentes e fornecimento de ferramentas, os objetivos foram alcançados. Em relação ao incentivo a distribuição e utilização da Caderneta do Idoso, tanto as Agentes de Saúde, quanto a médica da UBS concordaram em utilizá-la e cobrá-la dos pacientes durante as consultas. Na segunda etapa, as metas não foram totalmente alcançadas, em virtude do início das férias de uma ACS, que por essa razão não participou dessa fase da capacitação.

A criação de um grupo de cuidadores também não foi alcançado, em virtude da exiguidade do tempo para execução das atividades. Entretanto, foi firmado o compromisso junto a médica e a enfermeira da UBS para a continuidade do projeto e inserção dessa atividade na agenda regular da Unidade. Outra dificuldade encontrada durante as atividades, foi a necessidade de se realizar adequações ao cronograma inicial, haja vista que houve alteração do horário de funcionamento da Unidade no período, o que impossibilitou também a participação de outros membros da equipe, que não as 3 ACS’s.

 

CONCLUSÃO

O reconhecimento de necessidades específicas da população adscrita de uma UBS, além de ser uma das atribuições da equipe de saúde, torna possível a tomada de decisões com maior potencial de eficiência e com a necessidade de poucos recursos para serem executadas, como foi o caso da intervenção relatada neste trabalho. Os autores pretendem ainda que haja continuidade do trabalho iniciado, para que que a ação seja também efetiva.