Trabalhadores do SUS discutem a RHS em curso de capacitação

13 votos

No dia 31 deste mês, aconteceu o III Módulo do Curso de qualificação dos gestores do SUS do Piaui, com o tema: RHS: conhecendo as novas funcionalidades para a tranversalização e fortalecimento do SUS, tendo como debatedores Erasmo Ruiz e Emília Alves (editores da RHS).

Inicialmente, foi exibido o vídeo: “Nós somos uma rede de redes”, que faz uma abordagem sobre as redes de forma genérica e sobre as redes de saúde, seguido do “ Rede Humanizasus” de autoria do Tuto (Editor da RHS)  que fala da nova plataforma da RedehumanizaSUS), orientando como acessar os novos links. Na sequência Erasmo fez um resgate sobre a história e a evolução das redes sociais numa contextualização da Rede Humanizasus. Na explanação foram destacadas as novas funcionalidades da rede, de forma bem objetiva, o que despertou a atenção e o interesse dos participantes para essa potente ferramenta de colaboração social da PNH.  “A RHS  constitui-se como um espaço de articulação da inteligência coletiva e uma aposta de apoio aos serviços de saúde”, pontuou Erasmo. O curso envolveu 120 trabalhadores integrantes dos colegiados gestores do Hospital Infantil Lucídio Portela e do Hospital Getúlio Vargas.

Finalizando, Emília apresentou a pesquisa “ Produzir(nos)Ponto  com, tese de doutorado da Psicóloga Lilian Weber, que fez um estudo cartográfico da RHS.  No seu estudo, a pesquisadora ressaltou alguns efeitos disparados a partir das conexões estabelecidas entre os trabalhadores que acessam a RHS, dentre eles: A rede aumenta a potência para “dar certo”; revela profissionais, práticas que ficam escondidas pelos afazeres do dia a dia; Os posts colocam a RHS a pensar, intensificando a inteligência coletiva; estabelece laços colaborativos e afetivos;  mobiliza diálogo, informação, colaboração e criação; transforma a informação em ação, produz relações horizontalizadas, autonomia, afetos quentes, combustível para o trabalho-vida; produz saberes que nem sempre estão disponíveis nas práticas de quem se situa afastado do meio acadêmico. Destacou Emília. Após a apresentação, os participantes foram convidados para se cadastrarem  na rede, oportunidade em que Erasmo e alguns dos participantes testaram as novas funcionalidades da rede, o que produziu um momento de descontração e alegria pelo aprendizado e pela possibilidade de navegação na rede.

Concluindo, Emília definiu como atividades de dispersão para os participantes as seguintes questões: 1- Cada grupo deverá produzir e publicar um post na RedehumanizaSUS, abordando um dos temas dos módulos já trabalhados no curso, como: Política Nacional de Humanização-PNH; Acolhimento nas práticas do cuidado; Co-gestão e Gestão Participativa; Clínica Ampliada; RedehumanizaSUS.  2. Cada participante deverá acessar o site e fazer comentários nos posts publicados pelos grupos de trabalho. No próximo módulo, serão sorteados 2 grupos para apresentarem um relato sobre o post publicado, e sobre os comentários postados pelos usuários da rede. As atividades têm como propósito  motivar os participantes para um maior conhecimento sobre a rede, e compartilhamento das suas práticas/vivências nesse espaço, numa perspectiva de aprimoramento da assistência e da gestão em saúde no hospital.