A CLÍNICA AMPLIADA ENQUANTO INSTRUMENTO DE ATENÇÃO INTEGRAL AO USUÁRIO DO SUS

11 votos

A Clínica Ampliada se constitui um instrumento de atenção integral ao usuário do SUS por possibilitar uma transversalidade de atenção no aspecto biomédico, social e psicológico, ou seja, se configura em oferecer uma atenção completa ao usuário, não provocando prejuízos em nenhum dos três enfoques.

Ao mesmo tempo, a Clínica Ampliada possibilita uma maior autonomia dos sujeitos quanto ao conhecimento e participação no seu Projeto Terapêutico Singular. “O Projeto Terapêutico Singular é um instrumento de organização e sistematização do cuidado construído entre equipe de saúde e usuário, considerando singularidades do sujeito e a complexidade de cada caso.” (MS, 2009)
Por meio da Clínica Ampliada o usuário também é sujeito do processo, deixa de ser “paciente” e passa a ser atuante na busca pela saúde.
Segundo a PNH, a proposta da Clínica Ampliada envolve a compreensão ampliada do processo saúde-doença – busca ampliar a inter-relação entre os diferentes ramos de saberes em prol de uma atenção mais resolutiva.
A construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas supera uma abordagem isolada e individual diante da complexidade dos diagnósticos e propostas de solução.
Significa a ampliação do “objeto do trabalho”, pois “convida a uma ampliação do objeto de trabalho para que pessoas se responsabilizem por pessoas. A proposta de Equipe de Referência e Apoio Matricial contribui muito para a mudança desta cultura”.
Envolve ainda, a transformação dos instrumentos de trabalho – se aposta na dinâmica de uma comunicação transversal e na utilização de instrumentos que envolvem aspectos ligados ao contexto social dos usuários.
A Clínica Ampliada se configura também como suporte para os profissionais de saúde, por também se reconhecerem enquanto pessoas e que diante da complexidade dos processos de trabalho, também precisam ser cuidadas.
Portanto, percebe-se por meio destes eixos que o SUS tem na Clínica Ampliada uma proposta inovadora, ver o usuário enquanto pessoa que necessita de uma atenção integral e avança rumo a uma gestão intersetorial e articulada.