Acadêmicos de enfermagem e os Ciganos…

14 votos

Foi durante um sarau cultural promovido pelos docentes de enfermagem do IPA, em Porto Alegre, que tive a oportunidade de esclarecer algumas das especificidades da saúde da população cigana.

Acho muito importante o meio acadêmico se envover com algumas práticas que irão enfrentar em sua jornada profisional.A principio alguns estudantes "estranharam" a minha presença e de minha filha no "meio" acadêmico; tanto que alguns levantaram e deram as costas enquanto falava. Mas, o melhor disso tudo foi poder compartilhar com os que de fato estão comprometidos com sua vocação e seu direcionamento profissional.

Falei sobre o cartão SUS, que para os ciganos dispensa a apresentação do CEP, ( coisa que muito servidor da saùde desconhece), Sobre  a desinformação que exclui, e constrange.

O melhor disso tudo é o que sempre reforço :

A educação é fundamental e que somente trabalhos aliados ao verdadeiro comprometimento pode ter resultados, e mais, não é de braços cruzados que mudamos o mundo, Somos todos elos de uma unica corrente e essa corrente chama-se VIDA!