10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – ABRASCO/2012: POA – RS

16 votos

 

Sob o tema central “Saúde e Desenvolvimento: Ciências para a cidadania” começou no dia 14 deste mês o 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o ABRASCÃO, reunindo docentes pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, movimentos sociais e outros atores interessados no debate, reflexão e na busca de propostas para o aprimoramento da saúde brasileira.
O evento está sendo realizado na UFRGS em Porto Alegre/RS e conta com a participação de cerca de 8.000 participantes, trabalhando temas como: urbanização, inovação em saneamento e habitação, sustentabilidade e políticas, produção financeiras e reformas legislativas.

Foram inscritos aproximadamente 4.000 trabalhos científicos, organizados em três categorias: trabalhos científicos da área acadêmica; relatos de experiências dos serviços de saúde; e a ABRASCO Jovem, que reunirá trabalhos de estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Saúde Coletiva (em que são o primeiro autor).

Além da apresentação nos formatos de pôster eletrônico, a serem debatidos com o público, o ABRASCÃO 2012 quer estimular a utilização de outras formas de apresentação como vídeos, fotos, dramatizações, etc.

Na tarde de ontem foi apresentado em forma de pôster eletrônico, a iniciativa: Cogestão e participação coletiva: Desafios para uma gestão colegiada em hospital público pediátrico, que relata a experiência de implantação do colegiado gestor do Hospital Infantil Lucidio Portella, sediado no Piaui, de autoria de Emília Alves (HILP) e de Annatália Amorim (UECE-CE)

Entre os trabalhos apresentados hoje, destaca-se o painel  “O cidadão conectado: a web como novo espaço de ação e interação”, tendo como expositores Wilma Madeira – IRSS/FM-ABC, Ana Valeria mendonca-UNB e Ricardo Teixeira-FAMUSP e RHS. Nesta apresentação, o Coordenador da RHS fará uma explanação sobre a rede, enfatizando a sua importância como uma ferramenta de colaboração virtual na construção coletiva de saúde, e na produção do comum.