ACOLHIMENTO HUMANIZADO DA GESTANTE COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO Joinville SC

10 votos

A Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG) é uma das complicações mais importantes que ocorrem em gestantes consideradas de alto risco, pois tem a incidência de 7,5%, tornando-se assim uma das principais causas de morbidade e mortalidade materna; é caracterizada pelo aumento da pressão arterial após a vigésima semana de gestação, em gestantes anteriormente normotensas.

Essa gestante necessita de cuidados especiais, um pré-natal diferenciado para ajudar a fortalecer suas potencialidades, auxiliar a minimizar seus medos e angústias, facilitando a superação de suas dificuldades e inquietudes, para que possa participar ativamente deste processo, uma gestação de alto risco.

Este artigo foi redigido a partir de uma revisão bibliográfica e tem como principal objetivo relatar a importância do atendimento humanizado na gestante portadora de DHEG.

De acordo com o Ministério da Saúde o acolhimento é um dos aspectos essenciais da Política de Humanização e implica na recepção da mulher, desde sua chegada na unidade de saúde, responsabilizando-se por ela, ouvindo suas queixas, preocupações e angústias, garantindo atenção resolutiva e articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência.Portanto, essa é uma ação que implica mudança na relação profissional e gestante. O acolhimento não é um espaço ou um local, nem constitui uma etapa do processo, mas uma ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos da atenção à saúde, com postura ética e solidária.

Jociane Francis Baptista Colon