Apoiadores para Humanização Hospitalar – HRSP Xanxerê SC

10 votos

O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Regional São Paulo, em parceria com a 5ª Gerência Regional de Saúde de Xanxerê, viu a necessidade de desenvolver um curso de apoiadores para a Humanização da gestão e Atenção no hospital, tendo em vista que a Politica Nacional de Humanização preconiza que a formação e produção de conhecimentos em saúde está necessariamente ligada aos processos de intervenção nas práticas  realizadas diariamente, sendo assim, reforça-se os seguintes dizeres: APRENDER FAZENDO.
Deste modo, o Hospital Regional São Paulo – ASSEC, visando à promoção de saúde através do atendimento qualificado e o bem estar da população desenvolveu o curso de apoiadores para humanização hospitalar, sendo que a problemática a ser enfrentada é o envolvimento e a participação dos colaboradores nas atividades desenvolvidas durante o curso. O público alvo contemplado são trabalhadores da saúde, com nível superior ou médio, inseridos e com atuação direta em serviços de saúde no Hospital Regional São Paulo, prioritariamente aqueles já inseridos em ações de implementação da Humanização  no ambiente de trabalho.
É na perspectiva de qualificar e potencializar ações e estratégias da PNH que se insere o Curso de Formação de Apoiadores para a Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção à saúde, no sentido de humanizar cada vez mais o atendimento prestado, o que vem de encontro à missão do Hospital Regional São Paulo, que é estar a Serviço da Vida.
O objetivo geral do curso é formar 50 apoiadores institucionais capazes de compreender a complexa dinâmica da produção da tríade saúde-doença-atenção e de intervir sobre problemas de gestão dos serviços e processos de trabalho em saúde com soluções criativas, tomando por referência a PNH.
A metodologia utilizada está compreendida em formação teórica, plano de intervenção (prática), dispersão – concentração – reflexão, acompanhamento avaliativo. O grande grupo é denominado de Grupo gestor de Apoiadores, e os grupos de dispersão (pequenos grupos) é denominado Grupo de trabalho de apoiadores.

Dineia Marquesi