V Feira de Saúde do Trabalhador empolga servidores do Hospital Universitário da UFMA…

11 votos

Feira teve como tema “Bem estar trabalhador: valorizando ideias que funcionam”.

 

       Saúde, lazer e informação foram as palavras que marcaram a V Feira do Trabalhador do Hospital Universitário da UFMA, nesta quinta-feira (25/10). O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Humanização com o objetivo de trazer ao funcionário atividades que o auxiliem no seu dia-a-dia, tornando-o mais produtivo, saudável e preparado para a jornada de trabalho.

           O evento teve início às 9h da manhã e transcorreu durante todo o dia, contando com grande participação dos servidores e do público, além do apoio de vários setores do HUUFMA. A Feira do Trabalhador contou com as seguintes atividades: Vacinação, Aferição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia Capilar, Avaliação Postural, Avaliação de Stress e Alongamento no Ambiente de Trabalho, Orientações sobre o uso da voz, Limpeza de pele, SPA das mãos e pés, Massoterapia, Automaquiagem, Orientações sobre DST/AIDS e distribuição de preservativos, Avaliação Nutricional, Orientações fitoterápicas, Herbário Ático Seabra, Orientação sob higiene bucal e avaliação odontológica e pilates. Outro enfoque foi a difusão de informações importantes através dos serviços de Banco de Leite, Banco de Sangue, Central de Transplantes, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Medicina do Trabalho/UFMA, Núcleo de Educação Permanente, Núcleo de Epidemiologia e o SESMT/ Fundação Josué Montello.

    

        “Este ano nos trouxemos outros serviços, como o cuidado com os pés como forma de trazer ainda mais opções para os funcionários. Porém, não focamos apenas em aspectos físicos, buscando também avaliar questões emocionais, tudo para garantir o bem estar desses servidores.”, explicou a coordenadora do Núcleo de Humanização do HUUFMA, Ilma Nascimento.  

      Uma dessas novidades mais requisitadas foi o SPA de mãos e pés, que possibilitou aos participantes um momento de relaxamento e cuidado intensivo com duas partes do corpo tão esquecidas. “As pessoas usam sapatos apertados, passam muito tempo em pés, mas, esquecem de ter esse cuidado com os pés. O que fazemos aqui não é o cuidado em si, mas, principalmente, um alerta para que as pessoas cuidem mais dos seus pés.”, disse a esteticista da escola Ana Nery, Socorro Ferreira.

   

          Ex-funcionária do Hospital Universitário da UFMA e agora aposentada, Maria de Lurdes Castro aprovou a ideia: “Realmente a gente se esquece dos pés, desse cuidado, Só calçamos o sapato e sairmos sem ter um cuidado maior com essa parte. Agora estou me sentindo nas nuvens com essa maciez tida, me sinto muito bem.”, elogiou.

        Outra atividade elogiada foram as sessões de massagem, promovidas em parceria com o CTO (Centro de Terapia Oriental). Deitadas em macas, as pessoas passavam por uma massagem completa que estimulava a circulação de sangue e a diminuição do estresse. A comerciante Maria de Jesus Souza foi uma das que aproveitaram a massagem e elogiou a iniciativa do HUUFMA “Acho muito importante que o hospital traga esse tipo de atendimento aos funcionários porque é algo que estimula e faz a diferença para nós, os pacientes. Eu aproveitei e já fiz avaliação nutricional e dentária, medi a pressão e agora espero pela massagem. É muito bom que o hospital ofereça mais esse cuidado para as pessoas.”, disse.

Fonte: ASCOM – HU